Na Semana do Meio Ambiente, ABI debate desinformação na Amazônia


07/06/2023


A Comissão do Meio Ambiente da ABI convidou as coordenadoras do relatório Combate a Desinformação sobre a Amazônia Legal para um debate, nesta quarta-feira, dia 7 de junho, às 16hs, por entender que o combate às fakenews é um dos maiores desafios atuais do jornalismo e de toda a sociedade.

O evento online Amazônia entre o jornalismo e a desinformação comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente. O debate vai reunir as jornalistas Kátia Brasil – Cofundadora e editora executiva da agência de jornalismo independente e investigativo Amazônia Real – www.amazoniareal.com.br , com sede em Manaus (AM); e Viviane Tavares – Especialista em Gestão Estratégica da Comunicação e mestranda em Tecnologias de Comunicação e Cultura. Integra a coordenação executiva do Intervozes e coordenou a elaboração do relatório. A mesa Amazônia entre o jornalismo e a desinformação será transmitida pelos canais no Youtube da ABI, da Amazônia Real e do Intervozes.

Para o presidente da ABI, Octavio Costa, infelizmente ainda não temos nada a comemorar no Dia Mundial do Meio Ambiente. “Há uma semana o Congresso tentou limitar as atribuições do MMA, acaba de completar um ano do crime bárbaro que ceifou a vida de Bruno e Dom e a Amazônia está no limiar do ponto de não retorno. Que seja uma semana para sensibilização sobre o que podemos e devemos fazer pela mãe Terra, para ajudarmos a adiar o fim do mundo, como ensina Ailton Krenak. A imprensa precisa mergulhar nesta missão. “

SERVIÇO

O quê: Evento Amazônia entre o jornalismo e a desinformação
Lançamento de Relatório sobre Combate à Desinformação na Amazônia
Quem: Palestrantes Kátia Brasil (Amazônia Real) e Viviane Tavares (Intervozes). Mediadas pelo jornalista ambientalista Carlos Tautz, doutorando em História Contemporânea na UFF e membro da Comissão de Meio Ambiente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI)
Quando: Dia 7 de junho, às 16hs
Onde: https://www.youtube.com/@ABITVweb , https://www.youtube.com/@AmazoniaReal e https://www.youtube.com/@Intervozes
Como: Online
Por quê: Evento comemorativo ao Dia Mundial do Meio Ambiente

Relatório

Na Semana do Meio Ambiente, a sede histórica da ABI no Rio de Janeiro será palco do lançamento do relatório “Combate à desinformação sobre a Amazônia Legal e seus defensores”. Elaborado pelo coletivo de comunicação Intervozes, o documento é fruto de pesquisa realizada na região com o objetivo de mapear disseminadores de conteúdos enganosos.

Lançado primeiramente em São Paulo, no dia 25 de abril, o relatório reúne dados sobre páginas e perfis que circulam pela internet e, segundo seus autores, aponta um outro olhar sobre o que é a desinformação socioambiental.

Das mais de 200 páginas levantadas, 70 foram analisadas mais detalhadamente, sendo identificados três grandes segmentos disseminadores de desinformação: organizações e ativistas de direita, figuras públicas de representação política e canais ou empresas jornalísticas.

A investigação foi conduzida pelo Grupo de Trabalho de Combate à Desinformação e Discurso de Ódio na Amazônia Legal, formado por entidades de pesquisa, movimentos sociais e ativistas das áreas de comunicação e socioambiental, e abrange o período de março de 2022 a fevereiro de 2023.

Leia aqui.