Na Globo, Núcleo de Eleições


29/09/2006


No Rio, a TV Globo criou um núcleo especial — que funciona integrado à editoria da cidade — para acompanhar os candidatos a governador. À frente da equipe está Márcio Sternick, editor-chefe do “RJ-TV 2ª edição”:
— Somos responsáveis pela cobertura diária dos candidatos ao Governo do estado, pela edição de séries de reportagens e pesquisas e pela produção das entrevistas de estúdio e dos debates com candidatos. Temos dois editores, dois produtores e um estagiário. Já o número repórteres varia e, quando necessário, recebemos reforço de outros colegas da editoria Rio. É difícil traçar um perfil da equipe, mas uma característica marcante tem sido o planejamento antecipado da cobertura e uma integração muito grande durante o trabalho.

O editor acrescenta que isto é fundamental numa cobertura como a das eleições, que envolve muita gente e tem prazos de edição apertados:
— Para dar uma idéia, em março já tínhamos um cronograma pronto. A formação de um núcleo especial de cobertura facilitou a produção e a edição do material, além de ajudar no cumprimento rigoroso da legislação eleitoral.

Várias reuniões foram feitas com os representantes de todos os partidos políticos, para que estes tivessem conhecimento do plano editorial montado para as eleições:
— Fizemos reuniões com representantes de todos os partidos com representação na Câmara dos Deputados, que serviram para apresentar nosso projeto de cobertura e para que todos conhecessem antecipadamente como trataríamos o dia-a-dia de campanha, as reportagens especiais, as entrevistas de estúdio e os debates.

Márcio diz que esse procedimento é necessário porque nem sempre o formato usado numa eleição se repete na seguinte:
— Mudam o estado, o País, o telespectador… Temos a obrigação de inovar. Mesmo com um grande número de candidatos para acompanhar, conseguimos fazer diferença na cobertura usando um sistema de rodízio. Além disso, inovamos com a “Caravana JN” e as séries especiais que editamos para o jornais locais “Bom-dia, Rio” e “RJ-TV”.

Segundo Márcio, muitas matérias produzidas pelo Núcleo de Eleições do Rio são aproveitadas nos jornais da Rede:
— Sempre que um candidato a Presidente vem ao estado, cobrimos para os jornais de Rede. Uma equipe de produção também fica especialmente de olho nas notícias da Justiça Eleitoral do Rio que tenham interesse para todo o Brasil, como no caso do indeferimento de registros de candidaturas pelo TRE-RJ. Na cobertura dos candidatos ao governo fluminense, o Edimilson Ávila foi o principal repórter.

No dia das eleições, ele diz que estará em ação a mesma equipe que vem produzindo o noticiário factual da campanha:
— Todos os funcionários da editoria Rio estarão envolvidos na cobertura e o Núcleo de Eleições será incorporado à equipe.