Museu de Caixas vai estar no “Arduíno Day”


13/03/2019


Dia 16 de março, o Museu Ciência e Vida da Fundação Cecierj, em Duque de Caxias (RJ), abrirá as suas portas para a realização do Arduino Day 2019. O evento é organizado simultaneamente em vários países e comemora o aniversário da plataforma eletrônica de código aberto (hardware livre), que leva o mesmo nome e permite o desenvolvimento e controle de sistemas interativos. Neste ano, serão mais de 500 celebrações realizadas simultaneamente em cerca de 100 países.

A inserção das mulheres nas áreas de ciências exatas, engenharias e computação será um dos temas principais da realização dessa edição do Arduino Day no Rio de Janeiro, cuja celebração mundial tem contribuído e incentivado o público feminino, jovem e adulto, a dominar as novas tecnologias e a desenvolver projetos inovadores. A ação se insere na programação especial de março do Museu Ciência e Vida pelo Dia Internacional da Mulher.

Com o apoio da Fundação Cecierj, o evento é uma realização da Mekanus Robótica Educacional, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Duque de Caxias, Rede Caxias Criativa e Museu Ciência e Vida. É a primeira vez que o evento acontecerá em um município da Baixada Fluminense.

O Arduino Day é uma celebração mundial de aniversário de criação do evento. Além dos fundadores, durante 24h, o encontro reúne aprendizes, comunidades e profissionais que trabalham com tecnologia criativa e inovação, para compartilhar suas experiências e aprender mais sobre a plataforma de código aberto.

Para a Vice-presidente científica da Fundação Cecierj, Monica Dahmouche, o Arduino Day serve para disseminar o uso da plataforma:

– Esta é uma excelente oportunidade para conhecer mais sobre o que é o Arduino e como ele está presente em tantos temas atuais, como robótica, automação residencial, automação comercial, internet das coisas e nas artes, com presença marcante em arte-mídia, além de ser também uma ótima oportunidade para fazer novos amigos e networking profissional e acadêmico, declarou.

Programação

  • 9h – 10h15

Oficina 1 – Professor Mario Serra – Experimentando a cultura maker na escola através do BBC microbit

  • 9h30 – 10h30

Palestra 1 – Egeu Laus – Cidades criativas, arte e tecnologia

  • 10h30 – 11h45

Oficina 2 – Professora Renata Ávila – Piano de papel alumínio

  • 11h – 12h

Palestra – 2 – Professor Mario Serra – O desafio da integração das culturas digitais ao ambiente escolar: rediscutindo

  • 13h – 14h

Palestra – 3 – Marcello Torres – Busca de soluções em um mercado desafiador

  • 13h – 14h15

Oficina 3 – Professor Denio Rocha – A automação residencial com o Arduino

  • 14h30 – 15h45

Oficina 4 – Adriano Silva – Arte & Robótica

  • 15h – 16h

Palestra 4 – Professor Altair – “Fiz um Projeto… E agora?” – Projetos de automação dentro das escolas

 

Serviço:

Museu Ciência e Vida, Rua Aílton da Costa s/n, Jardim Vinte e Cinco de Agosto, em Duque de Caxias.

Horário de funcionamento: 9h às 17h

Telefone: (21) 2671-7797

Evento gratuito