Morre a jornalista Isabel Mauad, fundadora da Mauad Editora


10/03/2023


A jornalista e empresária Isabel Mauad, fundadora da Mauad Editora, faleceu na madruga de quinta-feira (9), aos 69 anos, em São Paulo, vítima de uma parada cardíaca. Antes de construir e conquistar seu espaço no mercado editorial, trabalhou em grandes jornais e revistas do país, tendo recebido dois prêmios Esso de Jornalismo.

Natural de Cataguases, em Minas Gerais, Isabel Cristina Mauad formou-se em Jornalismo pela UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora) na década de 1970 e fez mestrado na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), sob orientação do professor Muniz Sodré, em 1996. Iniciou sua carreira no jornal Agora, em São José dos Campos (SP), a convite de um professor da faculdade. Em seguida, trabalhou na revista O Lince, em Juiz de Fora, na Editora Bloch, no jornal O Globo e na revista Veja. No O Globo, cobriu a Guerra Civil Moçambicana como correspondente em Maputo, cidade que na época estava sendo bombardeada pela África do Sul. Na África, colaborou também para a agência italiana IPS (Inter Press Service).

Em 1994, fundou a Mauad Editora, seguindo uma perspectiva jornalística. A editora logo se tornou conhecida na área de Comunicação e Cultura, tanto do ponto de vista da informação quanto do conteúdo acadêmico. A Mauad X, nome fantasia que reúne a Mauad Editora Ltda, a Mauad Comércio e Serviços Editoriais e a Mauad Digital, possui hoje um catálogo com mais de 1000 títulos (impressos e e-books) em todas as áreas do conhecimento.

Apaixonada por livros e por sua editora, ela disse certa vez que apostava na leitura como parte de uma boa formação para futuros jornalistas. “Não há receitas. Digo apenas que deve ler, ler e ler, pois isso deve fazer qualquer pessoa que quer crescer emocional e profissionalmente. E ter sabedoria para, pelo menos, tentar ver muitos ângulos de um fato. Não ser o dono da verdade. Mas também não aceitar a ‘verdade digerível’, simplesmente por ser mais fácil.”

Isabel Mauad era casada com Zygmunt Antoni Filipecki Junior e tinha um filho, Bruno Mauad Pane, de seu relacionamento com o jornalista Salvador Pane Baruja.

A equipe da Mauad X publicou hoje a seguinte nota de falecimento nas redes sociais:

“É com grande pesar que comunicamos o falecimento de nossa querida Isabel Mauad. Fundadora da Mauad X, Isabel teve uma vida dedicada às palavras, seja no jornalismo, seja em sua atuação vigorosa no ramo editorial. Editora de rara sensibilidade e sabedoria, Isabel compartilhava com todos seu amor pelos livros e pelos leitores. Nosso catálogo é a comprovação da busca pela excelência que ela empreendeu, unindo exigência pela qualidade à tolerância às mais diversas formas de expressão”.

O sepultamento será hoje (10), às 16h, em Cataguases (MG).