José Bento Monteiro Lobato, sócio nº 243 da ABI


18/04/2008


Uma carteira de sócio da ABI, datada de 1922. Este foi um dos achados do biógrafo e curador Vladimir Sacchetta, da Companhia da Memória, durante sua pesquisa de documentos e outras lembranças da vida do jornalista e escritor José Bento Renato Monteiro Lobato, que completaria 126 anos nesta sexta-feira, dia 18. Na época em que se filiou à entidade, Monteiro Lobato trabalhava na Revista do Brasil:
— Estava revirando mais uma vez alguns documentos de Lobato quando encontrei a carteira. Resolvi, então, que esse achado seria uma pequena homenagem minha ao centenário da ABI — diz Vladimir Sacchetta.

O resultado mais completo das longas buscas de Sacchetta no material deixado pelo escritor está no livro “Monteiro Lobato — Furacão na Botocúndia”, que levou o Prêmio Jabuti em 1998, na categoria Ensaio e Fotografia, obra de não-ficção, e foi co-escrito por Carmem Lucia de Azevedo e Márcia Camargos.

Mais celebração

Também para celebrar Monteiro Lobato, paulista de Taubaté morto há 60 anos (completos no dia 4 de julho), a Editora Globo está relançando suas grandes obras infantis, como a consagradora “O Sítio do Pica-pau Amarelo”.

Monteiro Lobato trabalhou em diversas publicações jornalísticas do Rio e de São Paulo e acabou comprando a Revista do Brasil, em 1918, para dar espaço a novos talentos.