Jornalistas e amigos lembram Demerval Netto


06/09/2021


Por Claudia Noronha, conselheira da ABI

Amigos e colegas de trabalho lamentam a morte de Demerval Netto, 71 anos, sócio da ABI, que por décadas foi produtor e diretor de vários programas na TVE. Há quatro anos mantinha um blog sobre cinema. Em 31 de maio ele escreveu para o site da ABI o texto “A Mídia e o Ato”, sobre as manifestações contra o governo federal. Advogado e jornalista formado pela ECO/UFRJ, foi professor de jornalismo e de cinema na Universidade Estácio de Sá por vinte anos.  

Irene Cristina, conselheira da ABI

Dermeval Netto foi um grande amigo com quem trabalhei na TV E por décadas e onde combatemos por salários e condições de trabalho mais justas. Fui dirigida por ele em tantos programas … e, mais que um chefe, era um grande companheiro.
Numa determinada época, a TVE contava com 22 coronéis em cargos de comando (já naquela época). E, como não poderia deixar de ser, Dermê, como carinhosamente era
conhecido, se aborreceu e se foi, sem uma palavra. A equipe do programa entrou em pânico e falo de uma época que ainda não existia celular !
Depois de muita apuração, descobrimos que ele tinha alugado uma casa em Praia Seca para relaxar com a família.
Lotamos 3 carros e seguimos pra lá. Por sorte, essa praia na Região dos Lagos é bem pequena e acertamos na segunda tentativa.
Dermê ficou muito emocionado e nos abraçamos e choramos todos juntos, antes de churrasquear e tomar todas. Passamos o final de semana acampados no seu quintal e voltamos com a certeza que ele continuaria para resistirmos juntos.
Hoje nos despedimos dele que se foi de novo, sem uma palavra, mas estará sempre presente ! Um Viva para Dermeval Netto !
Zezé Sack, conselheira da ABI
Que notícia triste 😢 Dermê tinha se associado à ABI há pouco tempo … meus sentimentos aos amigos e à família. Ele foi diretor de programas da TVE por décadas e um grande companheiro de todos. Esteve ao meu lado no hospital acompanhando os últimos dias de Sérgio Ricardo.
Dermeval Netto, presente !
Erika Franziska Herd Werneck, conselheira da ABI

Há tempos de ganhar e há tempos de perder. Os tempos atuais são de perda, com mais uma notícia muito triste: a perda do grande colega, amigo, o sempre muito educado Demerval. Ele esteve, está e sempre estará presente na minha memória afetiva.

Xico Teixeira, conselheiro da ABI
[21:25, 05/09/2021] Vera Perfeito: Meu amigo Dermeval. Foi meu diretor de programas quando eu presidi a Fundação Roquette Pinto, na década de 90. Depois disso, voltamos a trabalhar quando estive na EBC.
Sempre foi um grande amigo e parceiro.
Uma perda muito grande!
João Batista de Abreu, conselheiro da ABI

Tenho o maior respeito pelo Dermeval Neto, dos tempos da TVE. Competente e de bom caráter. Boa passagem.

Yacy Nunes, conselheira da ABI

Lembro bem dele. Éramos amigos no face e nos falávamos zap. Também fiquei triste. Lembro bem dessa época. Meus sentimentos e muitos beijos para você, @Xico Teixeira.

José Drumond Saraiva – Engenheiro, ex-Supervisor Técnico da TVE do RJ

“Dermeval Coutinho Netto sempre se destacou pela defesa intransigente da democracia. Advogado e jornalista, acabou abraçando o jornalismo como profissão, desde sua formação na Escola de Comunicação da UFRJ até a sua morte. Foi produtor na Televisão Educativa do RJ, entidade onde exerceu importantes cargos de direção e pela qual foi eleito para o Sindicato dos Jornalistas de nosso Estado, sempre presente nas lutas em defesa da comunicação pública e dos interesses da maioria da população brasileira. Com mestrado em Comunicação pela Universidade de Brasília, foi colaborador do Pasquim, do Opinião e de outros jornais que combateram a ditadura militar, escrevendo sobre Comunicação, televisão e cinema, esta uma de suas maiores paixões. Lecionou por cerca de 20 anos na Universidade Estácio de Sá que o demitiu porque certamente não admitia atender aos interesses mercantis de seus novos proprietários. Dermeval sempre foi um combatente pela Democratização dos Meios de Comunicação em nosso país. Com seus textos, seus vídeos e programas de televisão nos deixa um importante legado. E para toda a sua família, amigos e companheiros, uma eterna saudade. Companheiro Dermeval Coutinho Netto, presente!”.

Carlos Alberto Mattos, crítico de cinema e expert na obra de Eduardo Coutinho

“Sério e combativo desde o jornal ‘Movimento’, sempre lutando pela democracia. Uma pessoa que deixa um legado de coragem e dedicação ao Brasil e ao Cinema. Descanse paz, meu amigo. A luta contra o fascismo continua”, publicou Carlos Alberto Mattos em uma rede social.

Foto LinkedIn