Jornalista sul-africanodemitido por racismo


04/08/2011


Eric Miyeni, colunista do jornal sul-africano Sowetan, foi demitido na última terça-feira, 2, após escrever em sua coluna que a editora do jornal City Press, Ferial Haffajee, é uma “cobra negra escondida na grama, que trabalhava para brancos”.
 
Miyeni criticou uma reportagem assinada por Haffajee sobre supostos casos de corrupção envolvendo um dos líderes jovens do partido Congresso Nacional Africano (CNA), Julius Malema.
 
Com o título “Haffajje trabalha para os mestres brancos”, Miyeni insinua em sua coluna que Haffajee pretende provocar a discórdia entre os negros.
 
Haffajjee pretende processar o colunista usar a indenização para pagar bolsas de estudos a jovens jornalistas que escrevem opinião.
 
O editor do jornal Sowetan, Mondli Makhanya, disse que a opinião de Miyeni é compartilhada por muitos sul-africanos, mas que o conteúdo da coluna havia passado dos limites, e, que, portanto, o jornalista fora demitido.
Com informações do Estado de S.Paulo.

Siga a abi

© 2013 ABI - Associação Brasileira de Imprensa – todos os direitos reservados -Rua Araújo Porto Alegre, 71 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, Cep: 20030-012