Manuel Paulo Filho (1928-1929)

Mesmo assim, a administração de Paulo Filho teve iniciativas relevantes, como a intervenção junto ao Congresso para a organização das Caixas de Pensões e Aposentadorias, que funcionariam como seguro social para os trabalhadores da imprensa.

Segundo Edmar Morel, a eleição de Manuel Paulo Filho foi um dos pleitos mais disputados da instituição, pois aconteceu num momento em que a classe jornalística se encontrava desunida, após um período de paz na gestão de Barbosa Lima Sobrinho. Não só ele não conseguiu promover novamente a união da classe, como não era bem-visto pelo Governo Federal.

As dificuldades para edificar a sede definitiva da Associação numa área do antigo Morro do Castelo, doada pelo Conselho Municipal, prejudicou ainda mais seu trabalho à frente da ABI. Mesmo assim, a administração de Paulo Filho teve iniciativas relevantes, como a intervenção junto ao Congresso para a organização das Caixas de Pensões e Aposentadorias, que funcionariam como seguro social para os trabalhadores da imprensa.