Associados



1 | FILIE-SE: Veja aqui em que categoria de associado você se enquadra

  • Efetivos

São profissionais da área de Comunicação Social com registro de jornalista no órgão competente, bacharéis em Jornalismo, com diploma de curso superior ou declaração da faculdade (no caso dos recém-formados), que, preferencialmente, atuem em jornais, revistas, agências noticiosas, bem como empresa radiofônica, assessorias de imprensa ou comunicação social e mídias eletrônicas e outras a serem criadas, mediante processo aprovado pela Comissão de Sindicância. Aos associados Efetivos é atribuído o direito de votar e serem votados, desde que tenham mais de 60 (sessenta) dias de permanência no quadro associativo e estejam quites com as obrigações estatutárias. Não perde a qualidade de efetivo o associado que deixar de exercer qualquer das funções mencionadas neste artigo. Só brasileiros natos e naturalizados podem ser eleitos para a Diretoria e para o Conselho Deliberativo. Há necessidade de juntar à proposta de filiação: três fotos 3×4, cópias legíveis e autenticadas, em cartório, do diploma da faculdade, registro profissional e folhas da identificação (frente e verso) da carteira de trabalho.

  • Colaboradores

São: a) Alunos dos cursos superiores de Jornalismo; No caso de estudantes de Comunicação, há necessidade de juntar à proposta de filiação: três fotos 3×4, uma declaração da faculdade comunicando o curso e período que está cursando ou comprovante de matrícula no semestre em que se solicita a filiação. b) Profissionais, diretores ou proprietários que, sem ter o registro de Jornalista, colaborem ou dirijam veículos periódicos de caráter jornalístico, isto é, de difusão de notícias e de comentários sobre fatos, sejam eles impressos, eletrônicos ou de qualquer outra forma que venha a ser criada, os quais devem juntar cópia dos textos publicados; “Nesse caso, há necessidade de juntar à proposta de filiação: três fotos 3×4, cópia legíveis e autenticadas, em cartório, da Carteira de Identidade, CPF, além de três matérias distintas, assinadas e publicadas em um ou mais veículos”. c) Jornalistas que, residindo fora do Brasil, cooperem com os objetivos da Associação, prestando-lhe serviço considerado relevante pelo Conselho Deliberativo. Clique aqui para fazer a inscrição online. Se preferir usar o correio convencional, entre neste link e imprima a Proposta de Associado.

 

2 | DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

  • Assistência médica e mais convênios para os sócios

O Departamento de Assistência Social (DAS), que presta permanente assistência médica aos associados, dependentes e funcionários da ABI, mantém à disposição de todos 485 convênios e outros benefícios, como descontos em consultórios e laboratórios de análises clínicas, óticas, lojas, academias e matrículas e mensalidades em universidades.

  • Descontos especiais

Os associados têm descontos especiais de 50% nos preços de exames e análises das redes de laboratórios Sabin, Barcelos Castelar, Antônio Jaguaribe e Murilo Lemgruber; de 40%, na rede Labormed; e de 30%, nas redes Bronstein, Hélio Póvoa, Maiolino, J.S. e Roseli. Redução de 20% nos preços de óculos nas Óticas Ipiranga, Lentactus, Politec, Monte Carlo e Luz do Sol e de até 10% na rede de 60 lojas das Óticas do Povo. Os convênios são vantajosos também para a compra de celulares e em internações no São Luiz – Hotel Residência para a Terceira Idade (antiga Casa São Luiz para a Velhice). Outro benefício, para os associados sem plano de saúde e com rendimento mensal de até 5 salários mínimos, é o atendimento nos 183 consultórios da ONG “Médicos Solidários”, que atende em todo o Estado do Rio de Janeiro. CONFIRA AQUI A LISTA DOS CONVÊNIOS Destacam-se ainda entre os conveniados as Universidades Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Santa Úrsula, a Santa Casa da Misericórdia e a Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

  •  Atendimento na Sede

A ABI mantém, no 6º andar do edifício-sede, assistência médica gratuita em cardiologia, clínica geral, cirurgia geral, cirurgia plástica, dermatologia, geriatria, neurologia, odontologia, oftalmologia, ortopedia, pneumologia, proctologia e radiologia, no Posto de Atendimento Dr. Paulo Roberto. São cobradas despesas com material odontológico, radiológico, eletrocardiografia e sessões de acupuntura. Fora da sede da ABI, os associados e seus dependentes têm atendimento, com descontos, em mais 585 consultórios e laboratórios conveniados. Obs: os procedimentos médicos que envolvem custos de materiais são cobrados por uma tabela de preços especial, como a Radiologia, Odontologia, Eletrocardiograma e Acupuntura. Em negociação: convênio para descontos aos nossos associados, com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) e Rede Othon, que reúne 32 unidades no Brasil, Argentina, Portugal e França. O DAS também trabalha no apoio jurídico dos profissionais de imprensa, seus familiares e dependentes declarados nas questões ligadas aos delitos de opinião.

Clique aqui para ver a relação das especialidades médicas oferecidas.

  • Fale com o DAS

Para saber mais sobre convênios e benefícios para você e seus dependentes, ligue para o DAS: 2282-1292, ramal 215, e 2240-8769 (direto) ou mantenha-se ligado no site da ABI. O Departamento de Assistência Social trabalha permanentemente em seu benefício. Confira a lista com alguns dos nossos conveniados.

 

Rua Araújo Porto Alegre, 71 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, Cep: 20030-012