Imprensa se prepara para a cobertura do carnaval


Por Igor Waltz*

28/02/2014


Passarela do Samba deve receber 1,5 mil profissionais de imprensa do Brasil e do exterior. (Crédito: Alexandre Macieira/Riotur)

Passarela do Samba deve receber 1,5 mil profissionais de imprensa do Brasil e do exterior. (Crédito: Alexandre
Macieira/Riotur)

A cerimônia de entrega da Chave da Cidade na manhã desta sexta-feira, 28 de fevereiro, marcou oficialmente o início oficial do Carnaval do Rio de Janeiro. O Prefeito Eduardo Paes empossou o Rei Momo Wilson Dias da Costa Neto, a Rainha do carnaval, Letícia Martins Guimarães, e as princesas Clara Cristina Paixão de Oliveira e Graciele Souza Ferreira, em um evento no Palácio da Cidade, em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro. Mas no Rio e em todo o resto do País os blocos já tomam as ruas.

A folia que atrai uma multidão às ruas exige preparo dos veículos de comunicação para levar às ruas uma contingente de repórteres, fotógrafos, cinegrafistas, produtores, além de equipes técnicas. Apenas no Sambódromo do Rio, cerca de 1,5 mil profissionais já estão cadastrados para a cobertura, mas esse número tende a aumentar até momentos antes do desfile, de acordo com a Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro – Riotur. A expectativa é que cerca de 30% dos profissionais de imprensa sejam estrangeiros.

Mas na realidade, a cobertura já começou com a movimentação pré-carnavalesca. No dia 15 de fevereiro, cinco mil pessoas desfilaram pelo bairro de Laranjeiras, Zona Sul do Rio de Janeiro, com o Imprensa que Eu Gamo, tradicional bloco de jornalistas. Durante o desfile, foi feita uma homenagem ao cinegrafista da TV Bandeirantes Santiago Andrade, morto dias antes por um rojão enquanto cobria uma manifestação contra o aumento das passagens, no Centro. Apesar do clima de luto, não houve e tristeza e até um casamento foi realizado, o da jornalista e apresentadora Aline Prado com o militar Bruno Nalbone.