Futebol e ditadura militar


17/03/2024


No mês em que o golpe militar no Brasil completa 60 anos, o programa ABI Esporte não poderia deixar de debater o tema. Nesta segunda-feira (18), às 19h30, ao vivo, no canal ABI TV no Youtube, os jornalistas Jamile Barreto, Paulinho Sacramento e Marcos Gomes conversam sobre ditadura militar e esporte com os professores Lívia Magalhães e Francisco Celso Calmon e a jornalista Silvia Serra.

O programa apresentará uma abordagem crítica, aprofundada e atual sobre este triste momento da vida nacional e que jamais poderá ser esquecido.

Entre os assuntos em destaque do programa: o Estádio Caio Martins como a primeira prisão política da América, logo após o golpe de 64. O interesse da Comissão da Verdade em investigar este fato e os seus responsáveis.

Outro tema importante será a influência das copas de 70 e 78 durante o regime militar que foram verdadeiros eventos mundiais e alteraram de forma decisiva o cotidiano, a política nacional e internacional.

Uma das questões que pesquisadores se questionam é de que forma as copas foram “apropriadas” pelos governos da época para manipularem a imagem do país. Ao mesmo tempo, como esses acontecimentos, através de seus atletas e torcedores também puderam ser uma forma de resistência a ditadura.
Questões que serão bem analisadas no programa.

Os nossos convidados para o programa ABI Esporte de segunda-feira(18) são: a Professora da UFF Lívia Magalhães, Professor Francisco Celso Calmon (um dos autores do Livro coletivo: “60 anos do golpe, gerações em Luta” e a jornalista Silvia Serra como personagem, filha de militantes políticos.

Para quem gosta de pensar, refletir, ouvir e opinar não perca o ABI Esporte e participe. Afinal, o nosso programa tem como objetivo de promover uma análise crítica sobre o esporte e debater questões essenciais para humanizar a nossa sociedade como o combate ao racismo, presença de torcida no estádio, diversidade e política.