27 de setembro de 2022


Futebol com  erudição mas sem esnobismo


28/11/2021


Marcos Gomes é jornalista, membro da Comissão de Cultura e Lazer da ABI

Arthur Muhlenberg é um escritor e publicitário que se inspira nas obras de Décio Pignatari, Mário Filho, João Saldanha e Nelson Rodrigues e também representa a torcida do Flamengo no Projeto Voz do Torcedor no portal globoesporte.com.
O programa transmitido pelo canal da ABI no Youtube, com apresentação do jornalista Marcos Gomes vai ao ar, às 19h30. bit.ly/3uZn84f
Numa entrevista ao site Zensacionalista, Muhlenberg comparou o futebol “a uma escola da vida, porque ele é uma representação do universo”.
– Logicamente que o futebol me ensinou muitas coisas, em termos sociais, humanos, políticos. Não só o futebol assistido, torcido, mas também o futebol jogado. São rituais, é uma maneira de se integrar, é socialização, encontrar o seu lugar no mundo, qual é a tua posição na fila do pão, que independe totalmente das suas habilidades com a bola, jogando futebol. É outra coisa, como é que você se comporta na sua tribo, na sua matilha. Ou seja, pra mim, futebol tá sempre ensinando lições, sobre tudo. Você pode extrapolar até mesmo dentro dele mesmo. É tudo filosofia – explicou Arthur Muhlenberg, que atualmente é o representante da torcida do Flamengo no Projeto Voz do Torcedor no portal globoesporte.com com vídeos, lives e podcasts após cada jogo do Flamengo.

Siga a abi

© 2013 ABI - Associação Brasileira de Imprensa – todos os direitos reservados -Rua Araújo Porto Alegre, 71 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, Cep: 20030-012