Frente Parlamentar em defesa do diploma


13/07/2009


A Deputada Federal Rebecca Garcia (PP-AM) pediu apoio do Presidente da Câmara Federal, Deputado Michel Temer, em reunião nesta quarta-feira, dia 8, para a criação de uma Frente parlamentar em defesa da obrigatoriedade do diploma de Jornalismo para o exercício da profissão.

Participaram do encontro os Deputados Paulo Pimenta (PT-RS), autor da PEC 386/2009 — que restabelece a obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão —, Fernando Nascimento (PT-PE), e Emiliano José (PT-BA) — que solicitou à Presidência da Câmara a criação de uma comissão especial para analisar a questão —, além de representantes da Federação Nacional de Jornalismo (Fenaj).

De acordo com a Deputada Rebecca Garcia, “a falta do diploma é um retrocesso, pois o pilar do jornalismo é a ética, que também se aprende no banco da faculdade”.

O Presidente Michel Temer afirmou que encaminhará a demanda em regime de urgência para que a PEC seja votada rapidamente, sublinhando que “é possível garantir a liberdade de expressão sem conflitar com o exercício do jornalismo profissional”.