FNDC celebra 25 anos em defesa da comunicação


25/10/2016


O Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) celebrou 25 anos de atuação com a realização nessa terça-feira (18/10), no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, de Ato Político em defesa da democracia nas comunicações e no Brasil. A solenidade reuniu representantes das entidades que compõem o Fórum, ex-dirigentes, parlamentares e ativistas que atuam na defesa da democratização da comunicação.

Na ocasião, foi lançada uma campanha nacional de denúncias contra violações à liberdade de expressão, além da premiação da vencedora do concurso Selo Comemorativo de 25 anos do FNDC, a designer Luciana Lobato.

As comemorações seguem na tradicional Semana Nacional de Luta pela Democratização da Comunicação, que começou em 14/10 e termina no próximo domingo (23). “Nossos comitês regionais estão organizando debates, aulas públicas, intervenções artísticas e culturais, manifestações e atos de denúncia de violações à liberdade de expressão e à democracia, denúncias contra políticos donos de canais de rádio e televisão, em defesa da EBC e da comunicação pública em vários estados”, explica Renata Mielli, coordenadora-geral do FNDC.

Fruto da ação do jornalista, pesquisador e professor Daniel Herz e da Fenaj, o FNDC iniciou- -se como Frente Nacional por Políticas Democráticas de Comunicação, que teve atuação nos debates da Constituinte de 1988, resultando, pela primeira vez na história, na criação de um capítulo específico na Constituição, o Capítulo V, dos Direitos e Deveres Fundamentais. O Fórum foi fundado oficialmente em 1991, após a aprovação da Proposta dos Jornalistas à Sociedade Civil, aprovada no congresso nacional da categoria realizado em Santa Catarina.

Jornalistas & Cia