“É preciso estar atento ao monopólio do Facebook”


28/02/2018


O presidente da CNN, Jeff Zucker (Imagem: Reprodução)

Durante conferência realizada nesta segunda-feira (26) na Mobile World Congress (MWC), feira de tecnologia móvel que ocorre em Barcelona, na Espanha, o presidente da CNN, Jeff Zucker, declarou que é preciso prestar atenção às gigantes do mercado digital.

“Estamos preocupados com fusões como AT&T e Time Warner ou Disney e Fox, mas ninguém olha para os monopólios de Facebook e Google”, disse o executivo. Juntas, as duas empresas controlam hoje cerca de 80% do mercado publicitário global, exceto a China, na web, segundo a consultoria GroupM.

Para Zucker, a emissora nunca teve seu conteúdo tão exibido e forte ao redor do mundo. Mas, segundo ele, é difícil ganhar com isso já que Google e Facebook dominam o cenário de publicidade digital e cada vez menos jovens assistem TV. A média do telespectador é de 59 anos. Enquanto que a média dos que acompanham o conteúdo da emissora por tablets e smartphones é de 37 anos.

“Precisamos da ajuda do mundo da política e da tecnologia para proteger o jornalismo. Senão, o jornalismo vai desaparecer e nós ainda precisamos dele”, disse. Ao pedir ajuda, o executivo chamou atenção das gigantes de tecnologia. Para ele, as plataformas digitais e redes sociais não seriam capazes de sobreviver sem o conteúdo das empresas de mídia.