14 de agosto de 2022


Dicas para o seu final de semana ainda em casa


20/11/2020


VIVA O DIA NACIONAL DE ZUMBI E DA CONSCIÊNCIA NEGRA!

Viva o cantor/compositor CLÁUDIO JORGE – ele venceu ontem o Grammy Latino 2020 pelo melhor disco de samba com seu álbum “Samba jazz de raiz, Claudio Jorge 70”.

NOTÍCIAS TRISTES

1) Mais um negro assassinado por um segurança no supermercado Carrefour na noite de ontem, em Porto Alegre.

2) Foi cancelada a tradicional missa em homenagem ao Dia da Consciência Negra, na igreja do Sagrado Coração de Jesus, na Glória, que aconteceria hoje. Um integrante da pastoral avisou que bispos da Arquidiocese mandaram recado proibindo a missa da Consciência Negra na igreja, realizada há 16 anos. Segundo os integrantes da pastoral, os participantes do Centro Dom Bosco disseram que impediriam a missa com carros de som em frente ao local. A intolerância e o racismo, infelizmente, ainda proliferam na sociedade.

BOA NOTÍCIAHoje, a escola de samba Império Serrano escolhe seu samba-enredo “Mangangá”, de Leandro Vieira (da Mangueira), uma homenagem a Besouro Mangangá (1895-1924), o negro que virou grande símbolo da capoeira, dança afro-baiana.

Hoje, 20, assista a Falas Negras na TV Globo, aos shows de Geovana e do grupo Água de Moringa com Mariana Baltar, ao samba de Dandara e ao filme Sou francês e preto no Festival Varilux de Cinema Francês. Destaque também o encontro com Teresa Cristina, no Canal Futura (@futura), em homenagem especial ao Dia Consciência Negra. E muitos outros programas comemorativos. 

DICA DE HOJE, 20, 22hs FALAS NEGRAS. As dicas desta semana não poderiam começar sem as indicações da programação comemorativa do Dia da Consciência Negra (Zumbi) e também é o ano em que se comemoram os 120 anos da Abolição da Escravatura. A primeira dica é o especial da TV Globo, Falas Negras, que será exibido com depoimentos reais de pessoas que lutaram contra a escravidão, a segregação racial, o racismo e a intolerância. Pessoas que lutaram pela liberdade e por justiça. E é dessas falas históricas em registros biográficos que se baseia o programa dirigido por Lázaro Ramos e idealizado e organizado por Manuela Dias, trazendo fatos históricos de 22 grandes personagens desde 1600 até os dias atuais. Desde os relatos coloniais de Nzinga Mbandi, de 1626, aos ensinamentos pacifistas de Martin Luther LKing Jr, passando por Malcolm X e Angela Davis, até a força de Marielle Franco ou as dores de Mirtes Souza, mãe do menino assassinado Miguel, e Neilton Matos Pinto, pai do jovem João Pedro também morto e ainda o americano George Floyd. O especial mostra o espírito de luta e resistência dos povos afros que ultrapassa a barreira do tempo, os limites territoriais e permanecem vivos até os dias de hoje. No elenco estão Fabrício Boliveira, Babu Santana, Guilherme Silva, Ivy Souza, Naruna Costa, Taís Araújo, Heloísa Jorge, Bárbara Reis, Mariana Nunes, Isak Dahora, Silvio Guindane, Olívia Araújo, Reinaldo Júnior, Aline Deluna, Flávio Bauraqui, Bukassa Kabengele, Angelo Flavio, Samuel Melo, Aílton Graça, Tulanih Pereira, Valdineia Soriano e Tatiana Tiburcio. Esses atores farão depoimentos de personagens históricos dos últimos quatro séculos: Nzinga Mbandi, Olaudah Equiano, Toussaint Louvertures, Harriet Tubman, Mahommah G.Baquaqua, Virgínia Leone Bicudo, Luiz Gama, Rosa Parks, Nelson Mandela, James Baldwin, Malcolm X, Milton Santos, Martin Luther King, Nina Simone, Lélia Gonzalez, Muhammad Ali, Angela Davis, Luiza Barros, Marielle Franco, Mirtes Souza e Neilton Matos Pinto, além de jovens manifestantes dos últimos protestos de movimentos pró-vidas negras pelo mundo.

Outro programa imperdível, mas, infelizmente, só para os soteropolitanos será assistir ao filme Marighella que, desde ontem,19,  até o dia 25, estará em exibição em sessões especiais na Semana de Consciência Negra no Espaço Itaú de Cinema – Glauber Rocha, em Salvador. Com estreia nacional marcada para 14 abril de 2021, o longa dirigido por Wagner Moura, que conta a história dos últimos anos de Carlos Marighella, guerrilheiro baiano que lutou na resistência contra a ditadura militar no Brasil, já foi exibido no festival de Berlim, onde foi aplaudido pelo público e recebeu elogios por parte da crítica internacional. No Brasil, a estreia do filme de 2017 foi adiada duas vezes – uma por problemas com a Ancine e outra devido à pandemia do Covid- 19. Estrelado por Seu Jorge, tem no elenco os atores Bruno Gagliasso, Luiz Carlos Vasconcellos, Herson Capri, Humberto Carrão e Adriana Esteves.

Se preferir ler, dicas de livros sobre racismo: O genocídio do negro brasileiro, de Abdias Nascimento; Por um feminismo afro-latino-americano, de Lélia Gonzales; A escravidão no Brasil, de Joel Rufino dos Santos; e Tornar-se negro, de Neusa Santos Souza.

O Museu Histórico Nacional lançou na plataforma Google Arts&Culture a mostra virtual Fotografias de Christiano Júnior (1832-1902).

E fique em casa porque o número de casos de Covid só aumentam.

SEXTA-FEIRA,20

GRÁTIS

SHOWS ON LINE

13hs – Rio Winds Festival – concertos dedicados a instrumentos de soproJared Houser, Johann Cox Pennington e Saxton Rosa. YouTube(/cedrorosamusic), Facebook (/cedrorosadigital) e Twitter(/cedrodigital).

15 hs – Negro no balé clássico – live do Teatro Municipal  com Paulo Melgaço, professor da escola de dança Maria Olenewa; Fábio Mariano, cofundador da plataforma Blacks in Ballet; e Bethania Gomes, primeira negra brasileira a se tornar primeira bailarina em uma companhia internacional (Dande Theatre of Harlem). A transmissão será pelo perfil do Municipal no Facebook.

16hsSala Digital –  Ciclo integral das 32 sonatas de Beethoven. – Aleyson Scopel; 19hs – Leonardo Hilsdorf. YouTube (/salaceciliameireles)

16hsFestival Villa Lobos – grupo Água de Moringa com participação de Roberta Sá. YouTube (/museuvillalobos). Instagram (@museuvillalobos) e Facebook (/villalobosmuseu).

19 hsGeovana – conhecida como a Deusa Negra do Rock, a cantora lança disco com a participações de Fabiana Cozza, Thaíde, Curumin e Luiz Grande, além de textos de Nei Lopes, Adelzon Alves e Moisés da Rocha, a atração hoje de projeto Tendinha, que reúne Marquinho Diniz, Marquinho China e Paulão Sete Cordas. YouTube(/sindicatodosamba).

19hsSamba de Dandara – em edição especial e virtual no Dia da Consciência Negra , a roda convida as cantoras Graça Braga e raquel Tobias. YouTube(/sescaovivo).

 

19hs- Teresa Cristina, no Canal Futura (@futura), em homenagem especial ao Dia da Consciência Negra.

22 hsFalas Negras – TV GLOBO (canal 504).

 

SÁBADO,21

13 hs – Rio Winds Festival  – Giuseppe Nalin. . YouTube(/cedrorosamusic), Facebook (/cedrorosadigital) e Twitter(/cedrodigital).

14hsSemana Internacional de Música de São Paulo – Lucienne Dom e Taslim, entre outros; 16hs – Bel Medula, Celeste e outros; 18hs – Kikito e Farofa Tropical e outros; 20 hs – Primavera, eu te amo; 22hs – Felix Robatto, Mulungu e outros. Site  simsaopaulo.com

16 hs – Sala Digital – Ciclo integral 32 sonatas de Beethoven – Sérgio Monteiro; 19 hs – Jean Louis Steurman. . YouTube(/cedrorosamusic), Facebook (/cedrorosadigital) e Twitter(/cedrodigital).

16 hsZé Catimba – live em comemoração aos 88 anos de vida. YouTube (/zekatimbaoficial).

DOMINGO, 22

18hs – Simone – a cantora revisita canções que marcaram quase seus 50 anos de carreira. Instagram, Facebook e YouTube(/simoneoficial).

13hsRio Winds Festival – Trio Movimento musical – YouTube(/cedrorosamusic), Facebook (/cedrorosadigital) e Twitter(/cedrodigital).

14hsSemana Internacional de Música de São Paulo – Psica Festival; 16hs – Tícia Lorin e Alívio; 18 hsNova Bahia; 20 hsPrimavera, eu te amo; 22 hs – Paal Nilssen-Love e Arif. Site  simsaopaulo.com

 

SEGUNDA- FEIRA, 23

13 hs – Rio Winds FestivalHeather Killmayer e Octeto de Sopros Acadêmica de Caracas. YouTube(/cedrorosamusic), Facebook (/cedrorosadigital) e Twitter(/cedrodigital).

16 hs – Festival Villa-Lobos –  Maria Teresa Madeira.  Instagram (@museuvillalobos) e Facebook (/villalobosmuseu).

 

TERÇA – FEIRA,24

13 hs – Rio Winds FestivalDuo Clarpa Ensemble. YouTube(/cedrorosamusic), Facebook (/cedrorosadigital) e Twitter(/cedrodigital).

16 hs – Festival Villa-Lobos – Marina Spoladore convida Daniel Guedes. Instagram (@museuvillalobos) e Facebook (/villalobosmuseu).

QUARTA-FEIRA,25

13 hs – Rio Winds FestivalOrquestra Rio Camerata. YouTube(/cedrorosamusic), Facebook (/cedrorosadigital) e Twitter(/cedrodigital).

16 hs – Festival Villa-Lobos – Lúcia Benerrechea recebe Hugo Pilger. Instagram (@museuvillalobos) e Facebook (/villalobosmuseu).

QUINTA-FEIRA,26

Rio Winds FestivalNew York Kammermusiker. YouTube(/cedrorosamusic), Facebook (/cedrorosadigital) e Twitter(/cedrodigital).

16 hs – Festival Villa-Lobos – Erika Ribeiro. Instagram (@museuvillalobos) e Facebook (/villalobosmuseu).

CINEMA ON LINE

GRÁTIS

18hsFestival Varilux de Cinema Francês, homenageia a data, exibindo, gratuitamente, o longa Sou francês e preto, de Jean-Pascal Zadi e John Wax que aborda o tema na internet, seguido de um debate. Legendada, para as 300 primeiras pessoas que se inscreverem no site variluxcinemafrances.com ou na plataforma de venda de ingressos Eventbri. Os contemplados receberão um link com a senha para o vimeo. Haverá um debate, às 19h30, mediado pelo cineasta e crítico de cinema Clementino Jr, com a participação do cineasta Joel Zito Araújo.

20h40CANAL CURTALibertem Angela Davis , de Shola Lynch; 22h30A última abolição, de Alice Gomez.

No CURTA ONClementina, sobre a cantora Clementina de Jesus, plataforma de streaming do canal.

TEATRO

GRÁTIS

19hs – ‘H.A.R.O.L.D.O.’ – aos sábados até 28 de novembro – texto de Fernando Caruso – Humor e improviso. Com Ana Procópio, Artur Brasiliano e Diogo Costa. YouTube (/teatrootablado).

20 hs – Jacksons do Pandeiro – de 5ª feira a domingo – até 6 de dezembro – Direção musical: Beto Lemos e Alfredo Del-Penho  que também cantam com Adrén Alves e outros.YouTube ( /barcadoscoracoespartidos).

21 hsSegunda a sábado  e 17hs e 21hs, aos domingos  A semente de romãcom Sérgio Mamberti, Walderez de Barros e João Vasconcellos. Um diálogo com a encenação de Três irmãs , de Anton Tchecov.


Agenda Cultural na TV | Sexta-feira 20/11/2020
“DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA”

14:00h – 16:00h: Canal Curta (556): “Movimento Negro Desde Martin Luther King”, em documentários dirigidos por: Leslie Asako Gladsjo e Talleah Bridges Mcmacho, 2019;
• Episódio 1: 14:00h, (A série começa em um ponto de virada na história americana: As Marchas de Selma e Os Tumultos de Watts, que marcaram uma nova fase na luta dos negros.);
• Episódio 2: 15:00h, (O segundo episódio dramatiza os caminhos divergentes para os afro-americanos e as explosões de reação branca na década de 1970 e início dos anos 80.);
• Episódio 3: 16:00h, (O terceiro episódio revela as profundas fissuras no país que se aprofundaram nos anos 80 e 90 em consequência da enorme evidência social dos afro-americanos.).

14:35h Telecine Cult (666) “Faça a Coisa Certa”, drama, (numa pizzaria do Brooklyn, uma parede com fotos apenas de ídolos ítalo-americanos incomoda um ativista. Quando o dono do lugar se nega a incluir artistas negros, o local vira o centro de uma revolta.); Elenco: Danny Aiello, Bill Nunn, Giancarlo Esposito, John Turturro, Martin Lawrence, Richard Edson, Ruby Dee, Samuel L. Jackson, Spike Lee; Diretor: Spike Lee, 1989, USA;

13:40h Telecine Cult (666): “48 horas – Parte 1” , ação, (determinado a capturar um criminoso, o policial Jack Cates pede ajuda a Reggie Hammond, um presidiário que precisa voltar para cadeia em 48 horas. Agora, esta inusitada dupla precisa correr contra o tempo.); Elenco: Nick Nolte, Annette O’toole, Eddie Murphy; Diretor: Waltyer Hill, 1982, USA;

18:00h Canal Curta (556): “Gilberto Gil – Antologia Vol. 1”, biografia, (o documentário biográfico apresenta um panorama da vida e da obra de Gilberto Gil, o filme apoia em pesquisa de acervo e matérias históricos inéditos, resultando num filme de montagem original.); Diretor Lula Buarque de Holanda, 2019, BRA;

18:25h Telecine Cult (666): “48 Horas – Parte 2”, ação, (para se livrar de uma acusação de assassinato, o policial Jack Cates se junta mais uma vez ao ex-presidiário Reggie Hammond. A dupla vai atrás de um traficante de drogas conhecido como Ice Man.); Elenco: Nick Nolte, Brion James, Eddie Murphy, Kevin Tighes; Diretor: Walter Hill, 1990, USA;

19:20 Canal Curta (556): “Sobre Sonhos e Liberdade”, diversos, (o documentário mostrará o que foi conquistado nos 127 anos desde a abolição da escravatura e fomentar a discussão sobre o conceito de liberdade e os sentidos de igualdade.); Diretores: Francisco Colombo e Marcia Paraiso, 2020, BRA;

19:35 Canal Brasil (650): “Eu Não Sou Seu Negro”, diversos, (baseado no livro de James Balwin, o filme compara as propostas dos líderes ativistas Medgar Evers, MalcoIm X e Martin Luther King com questões raciais contemporâneas. Narração de Samuel L. Jackson); Elenco: Samuel L. Jackson; Diretor: Raoul Peck, 2017, USA;

20:40 Telecine Cult (666): “Libertem Angela Davis”, diversos (a jovem professora e defensora dos direitos humanos Angela Davis se tornou a mulher mais caçada dos Estados Unidos ao ficar do lado de três prisioneiros negros nos anos 1970. Este documentário sua vida e luta.); Diretora: Shola Lynch, 2012, USA;

21:30 Arte 1 (553): “Sarah Vaughan no Festival Newport Jazz”, musical, (a cantora de jazz norte-americana Sarah Vaughan se apresenta no Festival Newport Jazz, em 1974. No repertório, a jazzista canta os sucessos “Over The Rainbow” e “I Cried for You” ao lado de grandes nomes); Diretor: Jacques Bourton, 1974, USA;

22:00 Telecine Touch (663): “Straight Outta Compton History”, documentário, (nos anos 1980, jovens negros de Compton formam um grupo N.W.A.. Com a evolução da carreira suas letras de protesto influenciam a juventude e começam a chamar atenção das autoridades.); Elenco: O’shea Jackson Jr., Corey Hawkings, Jason Mitchell; Diretor: F. Gary Gay, 2015, USA:

22:30 Canal Curta (556): “A Última Abolição”, diversos, (a abolição da escravidão apresentada sob outra perspectiva. Ao contrário do que indicam os livros didáticos, não foi meramente a assinatura da Princesa Isabel na Lei Aurea de 13 de maio de 1888 que libertou os escravos no Brasil); Elenco: Ângela Alonso, Elciene Rizzato Azevedo, Luciana Barreto; Diretora: Alice Gomes, 2018, BRA;

24:00 Canal Curta (556): “Martin Luther King: Um Homem Marcado”, diversos, (a história do maior líder do movimento negro nos Estados Unidos.); Diretor: Edward Cotterill, 2018, GBR

Siga a abi

© 2013 ABI - Associação Brasileira de Imprensa – todos os direitos reservados -Rua Araújo Porto Alegre, 71 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, Cep: 20030-012