Declama na ABI contará com lançamento de livros em 2016


Por Claudia Sanches

15/01/2016


100_3154

A escritora Sandy será uma das atrações do “Declama na ABI”

O Declama na ABI, elaborado pelo Jornalista Carlos Rocha com o Jornalista e diretor Cultural  Jesus Chediak , nasceu no dia 31 de julho de 2015 e está em sua quinta edição, onde escritores, poetas e músicos se apresentaram nas últimas sextas-feiras do mês.

Segundo o jornalista Carlos Rocha em Julho de 2016 o projeto lançará a primeira Antologia da ABI, com os  poetas e escritores que participam do trabalho. Os participantes poderão, mais um ano, ouvir música, declamar e ouvir poesia. A novidade para o ano de 2016 é o lançamento de um livro em todos os encontros.

Outra proposta para este ano é trazer de volta as apresentações dos musicais da entidade, como o projeto Seis e meia, onde vai fazer um  grande homenagem ao jornalista Ary Vasconcelos, que dirigiu  por muito tempo o projeto.

Calendário

A professora e escritora Maria Ilze Oliveira Aragão inaugura a série de eventos dia 24 deste mês com o lançamento do livro “Tatá e Lalá – as formiguinhas espertas”. No calendário da programação a escritora Sandy Montgomery apresenta o título “Adolescência – Que droga é essa?” dia 26 de março; Djanira Felipe lançará“Viajante do universo”, dia 29 de abril; Sérgio Gerônimo e Mozart Carvalho , “Coleção fábulas, mitos e lendas – O Cervo e o lago”, em 27 de maio; Leila Lobo com “A raposa e a cegonha e A cigarra e a coruja”, dia 27 de maio; “Céu e Lili no parque”, em 24 de junho, com Leila Lobo;  a escritora Lúcia Mattos estará lançando “Alquizamba”, em 29 de julho; Phabricio Petraglia edita “Dois” em 26 de agosto; Roberto Salvador lançará “A era do teatro”, em 30 de setembro; A escritora e poetisa Zuleika apresentará “Vida – poemas acróstico” dia 28 de outubro e Aluísio Rezende fecha o ano com “Marcas – vestígios e pre-textos”, dia 25 de novembro.

Tatá e Lalá.inddPróximo encontro – literatura e superação

Maria Ilze é sergipana de Cedro de São João, onde cursou o Ensino fundamental. A autora conta que seus pais, apesar das dificuldades, lhes deram uma boa educação, preparando-a para a vida familiar. A escritora se casou aos dezoito anos com João Bispo de Aragão. Prontamente veio com sua família morar no Rio de Janeiro, em 1961. Aos cinquenta anos de idade finalizou o antigo Ginásio, hoje segunda fase do Ensino Fundamental e concluiu o Ensino Médio em 2011.

Em 2008, deu início à sua trajetória na literatura. Hoje coleciona 62 histórias infantis, 15 contos e dezenas de poesias.

A escritora participou do concurso de poesias Antologia Literária, realizado pela Editora Litteres, onde sua poesia “Aurora de Amor” foi classificada. Tem também três poesias publicadas em livro da Editora Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj): “Bela Ipanema”, “Voz Suave” e “Astro Sol”. Já gravou mais de vinte músicas, entre elas nove estão no Youtube e três no site do Clube dos Compositores do Brasil.