CUT lembra luta contra a ditadura em ato na ABI


06/12/2010


A CUT, em parceria com a CUT-RJ, realiza no dia 13 de dezembro, às 18h30, o ato “Democracia e Liberdade Sempre”, no Auditório Oscar Guanabarino, no 9º andar do edifício-sede da ABI, para homenagear os cidadãos e entidades que lutaram contra a ditadura militar.
 
Foram convidados para formar a mesa de honra do evento, o Presidente da ABI, Maurício Azêdo, o Governador Sérgio Cabral, o cantor e compositor Gilberto Gil, ex-Ministro da Cultura, o cartunista, escritor e jornalista Ziraldo, e a filósofa, historiadora e escritora, Marilena Chauí.
 
Também estarão presentes no encontro dezenas de trabalhadores rurais e urbanos que ajudaram a combater o regime militar de 1964.
 
Durante o evento, haverá exibição de vídeos que retratam a realidade dos anos de chumbo, e será lançado o “Prêmio CUT- Democracia e Liberdade Sempre”, que vai homenagear, anualmente, sempre no dia 13 de dezembro, personalidades e entidades que se destacaram na luta contra a opressão e em defesa da democracia.
 
—Em reunião de sua Executiva Nacional realizada nos dias 17 e 18 de novembro, a CUT Nacional decidiu realizar este ato fundamental para dar uma resposta à onda de ataques da mídia e dos setores conservadores da sociedade contra brasileiros e brasileiras que, com coragem e abnegação, resistram à ditadura, muitas vezes com o sacrifício da própria vida. O dia 13 de dezembro de 2010 marca os 42 anos do AI-5. Vale lembrar que muitos avanços conquistados pela sociedade brasileira foram frutos da força e da coragem daqueles que lutaram contra a ditadura e ajudaram a escrever a história do País, destacou o jornalista Bepe Damasco, assessor de Comunicação da CUT-RJ.