Correspondente do Washington Post é acusado de quatro crimes no Irã


Por Cláudia Souza*

20/04/2015


Jason Rezaian(clasesdeperiodismo.com)

Jason Rezaian(clasesdeperiodismo.com)

 

O jornalista Jason Rezaian está sendo denunciado por espionagem, coleta de informações sobre política interna e externa, colaboração com governos “hostis”, e propaganda contra a República Islâmica, de acordo com Leyla Ahsan, advogada do repórter. O caso foi denunciado na edição desta segunda, 20, do “Post”.

O jornalista iraniano-americano, Jason Rezaian está sendo denunciado por espionagem, coleta de informações sobre política interna e externa, colaboração com governos “hostis”, e propaganda contra a República Islâmica, de acordo com Leyla Ahsan, advogada do repórter. O caso foi denunciado na edição do “Post” desta segunda-feira, dia 20.

Leyla Ahsan teria dito que as informações sobre o caso foram relatadas  por parentes do jornalista. O “The Washington Post” destacou que a advogada foi a única pessoa, fora do Judiciário iraniano, a ter acesso ao processo.

Jason Rezaian, que chefiava a redação do jornal em Teerã, desde 2012, foi detido em julho de 2014,  por crimes considerados pelo presidente dos EUA, Barack Obama, como “acusações vagas”. No último mês de março, Obama pediu ao Irã a libertação imediata de três cidadãos norte-americanos presos no país, incluindo o jornalista Jason Rezaian.

Em comunicado oficial, Martin Baron, chefe de Redação do “Post”, comentou a posição do governo iraniano: “É absurdo e desprezível afirmar, como está fazendo a justiça iraniana, que o trabalho de Jason, como freelancer e correspondente do “Post” em Teerã, seja traduzido como espionagem ou algo que represente uma ameaça à segurança do Irã.” Jason envia matérias para “San Francisco Chronicle”, “GlobalPost”, “Slate”, “Monocle”, entre outros veículos de imprensa.

*Com informações da Reuters e “The Washington Post”

 

 

Siga a abi

© 2013 ABI - Associação Brasileira de Imprensa – todos os direitos reservados -Rua Araújo Porto Alegre, 71 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, Cep: 20030-012