China ameaça correspondentes estrangeiros


03/03/2011


Em meio ao clima de revoltas contra ditaduras no Norte da África, o Governo da China resolveu aumentar a vigilância à atuação dos correspondentes estrangeiros no país. Nesta quinta-feira, 3 de março, a polícia chinesa ameaçou cancelar os vistos dos jornalistas internacionais, se estes forem acusados de envio de material considerado “ilegal”.
 
As autoridades temem que as reportagens possam ser usadas para alimentar propagandas antigoverno que vêm sendo promovidas pela internet no exterior. A informação é da agência Reuters, que noticiou também que uma importante autoridade do Governo disse que “o Partido Comunista não vai tolerar qualquer dissidência”.
 
 
A China vive um clima de expectativa por causa da sucessão do Presidente Hu Jintao, em 2012. Há uma preocupação de que possa haver outra onda de protestos pró democracia, como os que ocorreram em 1989. Na ocasião, o Governo reprimiu com rigor as manifestações e promete agir com a mesma intensidade contra qualquer iniciativa que ameace as diretrizes do Partido Comunista.
 
Em discurso proferido a membros do Parlamento, Jia Qinglin, quarta maior liderança do Partido Comunista, disse que “o caminho socialista para o desenvolvimento político com características chinesas já comprovou na prática ser correto e ser o único caminho a ser seguido. Nunca devemos nos desviar ou hesitar em seguir esse caminho, em qualquer momento ou sob quaisquer circunstâncias”.
 
 
O Governo da China vem reprimindo com vigor qualquer tipo de protesto e suspeita de dissidência. Os jornalistas têm sido alvos preferenciais das autoridades, que mantêm um controle rígido sobre todas as informações que circulam pela internet.
 
De acordo com a Reuters, no domingo, 27 de fevereiro, alguns jornalistas estrangeiros foram ameaçados e supostamente espancados, em uma área comercial onde poderia acontecer uma manifestação.
 
 
* Com informações da Reuters.