Candidatura OAB/RJ é lançada na ABI


10/06/2009


O advogado João Tancredo anunciou que seu programa como candidato às eleições na OAB/RJ, que serão realizadas em novembro, tem como objetivo principal fazer com que a entidade continue apoiando as lutas da sociedade:
— Em primeiro lugar, a nossa intenção é resgatar o compromisso de campanha de 16 anos, de levar de volta à OAB para as lutas da sociedade civil como um todo. O segundo ponto diz respeito às questões corporativas, como o desrespeito que vem sendo gerado na advocacia, por parte dos próprios profissionais e dos juízes, declarou João Tancredo.

Segundo ele, esse é um problema grave, pois quando um advogado é desrespeitado é uma situação que atinge a toda sociedade, pois esta fica sem representação na Justiça. O advogado disse também que a sua candidatura pretende recuperar a Caixa de Assistência dos Advogados do Rio de Janeiro (CAARJ), porque entende que a terceirização do organismo foi prejudicial para a categoria.

Outra questão destacada pela plataforma João Tancredo é a expansão do mercado de trabalho:
— Nós pretendemos melhorar a participação dos advogados no mercado de trabalho, ampliar as oportunidades desses profissionais. Isto porque as chances de trabalho para os advogados estão ficando restritas.

Segundo João Tancredo, essa situação se deve ao fato de que pouca gente hoje recorre à Justiça, pois acha que esta é morosa:
— As pessoas não vêem os resultados. Vejamos o caso da revisão da pensão dos aposentados, quando o processo chega ao fim quem acaba recebendo os direitos é a família, porque o requerente muitas vezes já morreu. Isto afasta a população. Eu costumo dizer que entrar na Justiça é fácil. Difícil é sair dela. 

Presenças

O lançamento da candidatura da plataforma João Tancredo foi lançada, nesta quinta-feira, 9 de junho, em ato realizado no Auditório Oscar Guanabarino, e contou com numerosa assistência de advogados e personalidades políticas, entre as quais o ex-Governador do Rio, Nilo Batista; o ex-Secretário de Justiça do estado, João Luiz Pinaud; o Vereador Eliomar Coelho (PSOL); e o jornalista Milton Temer, Presidente do diretório estadual do PSOL no Rio de Janeiro.

A convite de Nilo Batista, o Presidente da ABI, Maurício Azêdo, fez a abertura do ato com um pronunciamento em que declarou que a ABI se sentia honrada em sediar tão importante manifestação, dada a colaboração que a Casa teve com a OAB durante a ditadura militar dos anos 60 a 80.

Disse o Presidente da ABI que essa saudação não constituía violação do dever de isenção que a entidade tem em relação a esse pleito, dado que não lhe cabe influir em decisões relacionadas com outras instituições da sociedade civil.

A solenidade foi organizada com muito esmero pelos partidários da Chapa João Tancredo, os quais ofereceram refrigerantes e cafezinho aos convidados, promoveram a instalação de uma telona branca, que cobria toda a largura do auditório. Tendo ao fundo um cenário de fundo branco, os advogados de maior prestígio na categoria eram entrevistados para propaganda eleitoral da Chapa.

No palco do auditório, alugado pela ABI, foram colocadas mesas e cadeiras em substituição à grande mesa tradicional usada em atos realizados na Casa, nas quais tiveram assento Nilo Batista, João Luiz Pinaud, Milton Temer, entre outros.

João Tancredo, 60 anos, foi Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RJ, na gestão do atual presidente Wadih Damous, com o qual entrou em divergências acerca de questões relacionadas com o papel institucional da representação da OAB no Rio de Janeiro.