Alerj sedia exposição sobre a história do carnaval


31/01/2012


A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) e a Agência O Globo inauguram nesta sexta-feira, dia 3, a exposição “Abre Alas”, com 32 fotografias registradas entre os anos 1930 e 1980, e um slideshow com imagens do carnaval de rua da década de 90 até os dias de hoje.
 
As imagens de foliões, blocos de rua, ranchos e cordões que deram origem aos festejos evidenciam aspectos do carnaval carioca que diferem do atual contexto das grandes escolas de samba.
 
-Com um acervo muito amplo, procuramos mostrar como as primeiras manifestações espontâneas, que deram origem ao carnaval como conhecemos hoje, foram surgindo nas ruas e salões da cidade, desde a década de 30, pois o foco da exposição é o carnaval de rua, explicou Flávia Campuzano, Gerente da Agência O Globo.
 
Serão disponibilizados aos visitantes dez aparelhos de mp3 com o áudio das principais marchinhas de carnaval de todos os tempos.
 
A mostra estará em cartaz até o dia 31 de março, no Salão Nobre do Palácio Tiradentes (Rua Dom Manuel, s/nº, Centro do Rio), de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h; sábados, domingos e feriados, das 12h às 17h. O acesso para cadeirantes é pela Rua Dom Manuel, s/n°, na Praça XV.
 
Participam da exposição os fotógrafos Anibal Philot, Antônio Nery, Chico Ybarra, Eurico Dantas, Geraldo Tonel, Gustavo Stephan, Joanino, José Leomar, José Santos, José Vidal, Julio Horta Barbosa. Os trabalhos podem ser vistos no endereço http://j.mp/abrealasalerj.