ABI integra circuito histórico de luta pela democracia


09/09/2022


Por Lygia Jobim, conselheira da ABI e membro da Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e dos Direitos Humanos

Foi aprovado na quinta-feira (8), em segunda votação, na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, o Projeto de Lei Nº 987/2021, de autoria dos vereadores Tainá de Paula e Chico Alencar, que cria o Circuito Histórico da Luta pela Democracia. Tendo por objetivo a valorização e preservação de lugares que marcaram a memória desta luta, a presença da ABI no mesmo era obrigatória.

Por sua defesa intransigente dos valores democráticos, com ênfase na defesa da liberdade de expressão, do livre exercício da profissão dos jornalistas e por sua atuação contra as prisões e censura dos jornais no período da ditadura militar sua sede deverá receber sinalização que esclareça sua importância para o processo de construção da democracia do país.

Em agosto de 1976 a sede da ABI foi alvo de um atentado à bomba que destruiu um banheiro e provocou diversos outros estragos no sétimo andar. O ataque terrorista foi acompanhado pela distribuição de folhetos que atribuíam a autoria da agressão à Associação Anticomunista Brasileira.

Além da sede da ABI integram o circuito a Praça Floriano, na Cinelândia, o Palácio Pedro Ernesto e o Palácio Tiradentes, a Praça e a Igreja da Candelária, o prédio do antigo DOPS, na Rua da Relação, a antiga sede da Ordem dos Advogados do Brasil, o Memorial Edson Luís, a Estação Central do Brasil e o Monumento Zumbi dos Palmares.