ABI Esporte entrevista Gabriela Moreira hoje, 8/3


08/03/2021


GABRIELA MOREIRA

JORNALISTA E FÃ DA NOTÍCIA

No Dia Internacional da Mulher, o ABI Esporte reúne as jornalistas Cristina Serra (Folha de São Paulo), Nadja Mauad (Grupo Globo) e Kelen Cristina (O Estado de Minas) para entrevistar a jornalista Gabriela Moreira (Grupo Globo) que tem no currículo uma série de matérias investigativas sobre os bastidores dos esportes no Brasil, em especial do futebol.

Em parceria com o jornalista Rodrigo Capelo,Gabriela Moreira apurou em 2019 as irregularidades praticadas pela diretoria do Cruzeiro, determinantes para o rebaixamento do clube mineiro para a Segunda Divisão.

Antes disso, em parceria com o jornalista Lúcio de Castro, em 2013, revelou os bastidores do destombamento da marquise do Maracanã para reforma em véspera dos grandes eventos esportivos no Rio. Uma decisão que feriu os preceitos legais determinados pelo Iphan.

O ABI Esporte vai ao ar nesta segunda-feira, 8 de março, apresentado pela jornalista Cristina Serra, das 19h30 às 20h30, pelo canal do Youtube da Associação Brasileira de Imprensa.

Repórter da ESPN Brasil, em 2017, Gabriela Moreira denunciou a contratação pela diretoria do Grêmio de um serviço de espionagem dos treinos dos adversários do clube gaúcho, na Copa Libertadores.

Também participou da cobertura da prisão na Rússia, do brasileiro Robson Oliveira, ex-motorista do jogador de futebol Fernando (ex-seleção e Grêmio), por tráfico de entorpecentes. Robson foi acusado de levar para o país medicamento a pedido do jogador.

Ela também produziu uma série de matérias exibidas pelo Esporte Espetacular, da TV Globo, entre 2019 e 2020.

Formada pela PUC (Rio), sua carreira teve início na redação do jornal Extra, trabalhando nas editorias de Polícia, Cidades, Política, Saúde e Meio Ambiente. Após cinco anos cobrindo os problemas da cidade do Rio de Janeiro e Baixada Fluminense, trabalhou na sucursal do Estado de São Paulo, no Rio, e no jornal O Dia.