Memória do Mundo entregará certificado


29/11/2012


Memória do Mundo entregará certificado
 
O Arquivo Nacional, o Comitê Nacional do Brasil-MOWBrasil e o Comitê Regional para a América Latina e o Caribe- MOWLAC do Programa Memória do Mundo da Unesco estão convidando para a cerimônia de entrega dos certificados de nominação no Registro Nacional do Brasil e no Registro Regional para América Latina e Caribe do Programa Memória do Mundo da UNESCO de 2012. A solenidade ocorrerá no Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro, em 4 de dezembro próximo, às 17h.
 
Criado pela Unesco em 1992, o Programa Memória do Mundo reconhece documentos, arquivos e bibliotecas de grande valor internacional, regional e nacional, inscrevendo-os nos registros e conferindo-lhes certificados que os identificam. Tendo como objetivo estimular a preservação e a ampla difusão desse acervo, o programa facilita a preservação desses documentos e seu acesso, contribuindo, assim, para despertar a consciência coletiva para o patrimônio documental da Humanidade.
 
No dia da cerimônia, o Arquivo Nacional apresentará uma pequena mostra de seus originais que foram incluídos no Registro Nacional do Brasil em anos anteriores. Em 26 de fevereiro de 2013 será inaugurada no Arquivo Nacional a exposição Arquivos do Brasil: Memória do Mundo, em comemoração aos 20 anos do programa Memória do Mundo da Unesco e aos cinco anos de atividades do Comitê MOWBrasil.
 
Receberão o certificado do Comitê MOWBrasil as seguintes instituições:
 
Fundação Getúlio Vargas: Arquivo Herbert de Souza, Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil;
 
Fundação Biblioteca Nacional: Atlas e Mapa do Cartógrafo Miguel Antõnio Ciera;
 
Museu Imperial: Coleção Carlos Gomes do Museu Imperial;
 
Mosteiro de São Bento da Bahia: Coleção de Livros do Tombo do Mosteiro de São Bento da Bahia;
 
Fundação de Cultura do Estado do Mato Grosso do Sul/Arquivo Público Estadual: Colônia Agrícola Nacional de Dourados;
 
Arquivo Público Mineiro: Fundo Câmara Municipal de Ouro Preto;
 
Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano: Livros dos Bens Livres Pertencentes aos Jesuítas dos Colégios de Olinda e Recife, Pernambuco;
 
Museu Paraense Emílio Goledi: Mapa Etno-Histórico do Brazil e Regiões Adjacentes. Por Curt Nimuendajú;
 
Casa de Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz: Negativos de Vidro do Fundo Instituto Oswaldo Cruz-IOC;
 
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região/Memorial da Justiça do Trabalho em Pernambuco: Processos Trabalhistas: Dissídios Coletivos e Individuais.
 
Receberão o certificado do Comitê MOWLAC as seguintes instituições:
 
Fundação Biblioteca Nacional: Atlas e Mapa do Cartógrafo Miguel Antõnio Ciera;
 
Instituto de Estudos Brasileiros-IEB da Universidade de São Paulo-USP & Bibliothéque Sainte-Geneviève: Coleção Ferdinand Denis;
 
Centro de Documentação Científica “Prof. Casemiro dos Reis Filho”-CEDIC da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC/SP: Fundo Comitê para a Dedesa dos Direitos Humanos dos Países do Cone Sul-Clamor.