ABI apura denúncia de Dirceu contra Veja


27/09/2011


A ABI decidiu apurar a denúncia formulada pelo ex-Deputado José Dirceu (PT-SP) contra a revista “Veja”, que é acusada pelo ex-chefe da Casa Civil de tratá-lo sem respeito às normas éticas da atividade jornalística na matéria publicada na edição 2232, ano 44, número 35, data de capa 31 de agosto de 2011.
 
Em comunicado à ABI, o ex-Deputado queixou-se dos métodos utilizados por Veja para produzir a matéria de capa da edição citada, que o apresenta como O Poderoso, título da reportagem, assinada pelos jornalistas Daniel Pereira e Gustavo Ribeiro, e diz que “o ex-ministro José Dirceu mantém um ‘gabinete’ num hotel em Brasília, onde despacha com graúdos da República e conspira contra o governo da presidente Dilma”.
 
No texto no interior da revista, publicada nas páginas 72 a 80, a reportagem apresenta o título Ele ainda manda em ministro, senador … e publica fotografias de autoridades e personalidades que estiveram com o ex-Deputado no hotel em que ele se hospedara em Brasília, como o Ministro do Desenvolvimento Fernando Pimentel, os Senadores Walter Pinheiro (PT-BA), Delcídio do  Amaral (PT-MS) e Lindbergh Farias (PT-RJ), os três no  mesmo encontro, e Eduardo Braga  (PMDB-AM), os Deputados Devanir Ribeiro (PT-SP), Cândido Vaccarezza (PT-SP),  Eduardo Gomes (PSDB-TO)   e Eduardo Siqueira Campos (PSDB-TO). Ilustrada com fotografias dos visitantes, a matéria informa a duração de cada encontro, do mais demorado, o do Deputado Siqueira Campos, que durou 41 minutos, ao mais breve, o do Senador Eduardo Braga, com 24 minutos. Veja registrou também  a visita do Presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, que durou 24 minutos. Juntos, os três senadores do PT estiveram 54 minutos com o ex-Deputado.
 
José Dirceu queixou-se à ABI especialmente do comportamento do repórter Gustavo Ribeiro, que teria tentado entrar no apartamento onde o ex-Deputado se hospedara, possivelmente para a procura de documentos e anotações que alimentassem a campanha que Veja promove contra ele. Disse Dirceu que o jornalista Gustavo Ribeiro chegara a alegar à camareira do andar que estava hospedado naquele apartamento,    mas não obteve êxito. Dirceu comparou esse modo de buscar informações com os utilizados pelo semanário britânico News of the World, do grupo do magnata australiano Rupert Murdoch, que fechou a publicação diante da repercussão das denúncias de que suas equipes usavam metodos antiéticos e até criminosos para produzir matérias.
 
A Diretoria da ABI decidiu encaminhar a queixa do ex-Deputado à Comissão de Ética dos Meios de Comunicação, órgão do Conselho Deliberativo a que  estão afetas questões do gênero. A Comissão é raramente convocada para se manifestar sobre aspectos éticos do exercicio profissional, indicação de que  sob esse aspecto o comportamento de jornalistas e veículos não tem  motivado queixas ou reparos. Atualmente a Comissão é integrada pelos associados Alberto Dines, Arthur José Poerner, Cícero Sandroni, Ivan Alves Filho e Paulo Totti.