Câmara fará audiência para apurar fraude na EBC


06/04/2011


As Comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática e de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados farão uma audiência pública, no dia 13 de abril, às 14h30, para apurar as denúncias de fraude na licitação que escolheu a empresa Tecnet Comércio e Serviços Ltda. para cuidar do sistema de arquivos digitais da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A informação é da Agência Câmara.
 
 
As Comissões vão convidar para o debate a jornalista Tereza Cruvinel, Presidente da EBC, empresa responsável pela gestão da TV Brasil e de outras emissoras públicas de rádio e televisão. Também serão convocados o Ministro-chefe da Controladoria Geral da União (CGU), Jorge Hage; e o Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Ubiratan Aguiar.
 
 
Os Deputados Antônio Imbassay (PSDB-BA), Antônio Carlos Magalhães Neto (DEM-BA) e Vanderlei Macris (PSDB-SP) são os responsáveis pelo pedido de audiência. Eles se basearam em denúncia publicada no jornal Estadão, relatando que o TCU tinha identificado irregularidades em contrato da EBC com a Tecnet, no valor de R$ 6,2 milhões.
De acordo com a reportagem, as irregularidades seriam uso de documento falso e suspeita de favorecimento a Cláudio Martins, que é funcionário da Tecnet e filho do ex-Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Franklin Martins.

Conforme informou a reportagem do jornal um parecer do TCU diz que a Tecnet não poderia disputar licitação na EBC, que deveria ter recusado a participação da empresa no processo.
 
 
* Com informações da Agência Câmara.