Bienal do Livro em cartaz em São Paulo


13/08/2010


A XXI Bienal Internacional do Livro de São Paulo inicia nesta sexta-feira, 13, a programação que segue até o próximo dia 22, para visitantes de todas as idades. Um público estimado em 700 mil pessoas terá acesso a mais de dois milhões de exemplares de 220 mil títulos diferentes, fruto da parceria entre 350 expositores nacionais e estrangeiros, representando mais de 900 selos editoriais.
Durante os 10 dias da mostra, que ocupa 60 mil metros quadrados do Pavilhão de Exposições do Parque Anhembi serão apresentadas 4.200 novas obras e realizadas outras 1.100 horas de atividades culturais.
Professores, bibliotecários, menores de 12 anos, maiores de 60 anos, e milhares de estudantes inscritos pelas escolas terão acesso gratuito ao evento, considerado o terceiro maior do mercado editorial, atrás apenas das feiras de Frankfurt, na Alemanha, e de Turin, na Itália.
 
Os principais temas da mostra são: Livro Digital, Lusofonia, Monteiro Lobato e Clarice Lispector. As obras dos escritores ganharão destaque e serão objeto de debates, palestras e outras ações.
 
Entre as novidades desta edição, o espaço “Cozinhando com Palavras”, que receberá chefs de cozinha, críticos gastronômicos, e outros profissionais brasileiros e estrangeiros para debaterem o tema e as publicações dedicadas ao assunto. O público poderá participar de 40 oficinas ministradas em uma cozinha montada especialmente para a mostra.
 
O “Espaço do Professor” também está sendo inaugurado nesta edição com o objetivo de qualificar professores dos ensinos fundamental e médio de escolas públicas e particulares, para que  possam desenvolver atividades utilizando o livro e a leitura em sala de aula. As oficinas são coordenadas pela Professora Marisa Lajolo, Prêmio Jabuti 2009 de melhor livro de Teoria Literária e de melhor livro de não-ficção do ano de 2009.
 
O público infantil, sempre prestigiado na feira, recebe pela primeira vez a “Biblioteca do Bebê”, organizada pelo Instituto Alfa e Beto (IAB) em parceria com a Câmara Brasileira do Livro(CBL) e apoio da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.
 
No local será divulgada a cartilha “Primeira Infância Primeiras Leituras”, sobre a importância da leitura para esta faixa etária. No Estará sendo lançado pelo IAB o guia de leitura “Os 600 livros que toda criança deve ler antes de entrar para a escola” e a “Coleção Pequenos Leitores”, composta por 12 livros destinados a crianças de 6 a 36 meses.
 
Tradição
 
No tradicional “Salão de Idéias”, com curadoria dos jornalistas Manuel da Costa Pinto e Alexandre Agabiti Fernandez, serão realizados debates com renomados escritores, acadêmicos e profissionais de diversos setores, com a participação do público.
 
No concorrido “Palco Literário”, artistas e personalidades farão leituras dramáticas de diversos textos literários. No espaço será realizada uma sessão aberta da Academia Paulista de Letras para debater a vida e a obra de Monteiro Lobato.
 
As atividades para o público jovem vão acontecer no “Território Livre”. Mais de 40 profissionais de diversas aéreas participam das discussões sobre mercado de trabalho e áreas de estudo. A curadora é da educadora Maria Tereza Arruda Campos.
 
Realizado pela Special Book Services — Livraria Internacional, com apoio da Câmara Brasileira do Livro, o “Espaço da Lusofonia” vai promover atividades relacionadas ao ensino da língua portuguesa em todo o mundo.
 
O encerramento da feira será marcado pela cerimônia oficial de entrega do X Prêmio União Latina de Tradução Especializada/Câmara Brasileira do Livro 2010, promovido pela União Latina e Câmara Brasileira do Livro (CBL), que distingue tradutores e editoras que contribuíram para a promoção do idioma português como língua de comunicação científica e técnica. Os finalistas são: “Antropologia Estrutural”, tradutora Beatriz Perrone-Moisés (editora Cosac Naify); “Chef profissional: Instituto Americano de Culinária”, de Renata Lúcia Botini (SENAC São Paulo); “Clássicos da literatura culinária: Os mais importantes livros da história da gastronomia”, de Marcelo Rondinelli (SENAC São Paulo); “Ecoagricultura: Alimentação do mundo e biodiversidade”, de Peter H. May, Rita Santos Pereira, João N. Pinto e Eduardo Rosas (SENAC São Paulo); “História do Design Gráfico”, de Cid Knipel (Cosac Naify); “Kant – Uma leitura das três críticas”, de Karina Jannini (Bertrand Brasil – selo Difel); “LTI – A linguagem do terceiro reich”, de Miriam Bettina P. Oelsner (Contraponto Editora); e “O paradoxo da moral”, de Eduardo Brandão (WMF Martins Fontes).
 
Também no último dia do evento, às 15h30, acontece o debate “Tradução e Linguagem Especializada”, com Ivone Benedetti e Denise Bottmann, tradutoras e integrantes do Júri da premiação em 2010; Francis Henrik Aubert, tradutor e professor da Universidade de São Paulo (USP); Adauri Brezolin, tradutor e professor da Universidade Metodista de São Paulo; Maurício Santana Dias, tradutor e professor de Literatura Italiana e de Tradução Literária da USP; e Daniel Prado, diretor de Terminologia e Indústrias da Língua da União Latina.