Sindicatos protestam contra ameaças no MT e PB


26/07/2010


O Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (Sindijor-MT) divulgou nota na última sexta-feira, 23, em repúdio às ameaças contra a jornalista Vânia Costa, do jornal O Mato Grosso. Ela denunciou ao Ministério Público Federal (MPF) que está sendo perseguida por causa das investigações que realiza sobre suposto desvio de verba federal na cidade de Sinop, no Mato Grosso. 

De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, Vânia afirmou ter sido abordada por pessoas que se identificaram como policiais civis, que teriam exigido acesso a documentos e informações sobre as apurações feitas pela jornalista. Três homens chegaram a seguir a profissional de imprensa depois que ela saiu do trabalho; um deles sacou uma arma tentando obrigá-la a parar, porém a repórter se assustou e acabou batendo o veículo. A jornalista registrou queixa na Polícia Civil.
 
O caso de suposto desvio de verbas, até o momento, não foi publicado pelo jornal por falta de provas. Segundo Vânia, documentos que comprovam a denúncia ainda não foram encontrados.

Veja a nota do Sindjor-MT:        
 
O Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor-MT) vem a público repudiar os atentados pelos quais a jornalista Vânia Costa, funcionária do jornal O Mato Grosso, de Várzea Grande, afirma ter sofrido, após ir a Sinop (500 quilômetros de Cuiabá ao Norte), para apurar indícios de desvio de verba na Prefeitura do Município. Segundo Vânia, não é somente ela que tem sofrido perseguição por conta dessa matéria.

Apesar dela não ter encontrado, em sua apuração, informações seguras que justifiquem uma publicação, no retorno, o carro de Vânia foi interceptado por homens que se diziam policiais civis, cobrando documentos que ela teria ido buscar em Sinop. Vânia avisou que não tinha nada e, depois de muita pressão, o carro foi liberado, mas se instalou, na vida dela, o medo e o terrorismo. No segundo atentado, motoqueiros fecharam o carro de Vânia, que, desgovernado, bateu em um muro. A vítima registrou boletim de ocorrência policial. A jornalista Maritza também teria sido perseguida conforme o boletim.

Toda a categoria dos jornalistas de MT está chocada com esta história de violência e coerção.

O Sindjor-MT se coloca a disposição para levar o caso às autoridades e à sociedade e pede a investigação urgente dos fatos, para que os responsáveis sejam enquadrados criminalmente e punidos e para garantir a integridade física e psicológica da jornalista.”

 
Paraíba
 
A Associação de Imprensa do Sertão Paraibano(AISP) divulgou e nota em protesto contra a agressão sofrida pelo jornalista Cícero Araújo, colunista do Correio da Paraíba, pelo Vereador do município de Patos, Sales Júnior(PB), ocorrida na última sexta-feira, dia 23, na sede da Superintendência de Transporte e Trânsito(STTrans).
 
De acordo com Araújo, ele e o político aguardavam para falar com o superintendente do órgão, Alexandre Nóbrega. A briga teria começado quando o parlamentar e o pai dele, Francisco Sales, impediram o jornalista de entrar no gabinete, e, sem motivo, começaram a agredi-lo com socos.
 
De acordo com o portal de notícias PB Agora, este é o terceiro caso de agressão contra profissionais de imprensa registrados recentemente no Estado. Todos envolvem políticos ou apadrinhados.

A primeira vitima foi a jornalista Simone Duarte, do portal PB Agora, que em 11 de maio último denunciou ter sido hostilizada por um assessor da Vereadora de Campina Grande, Ivonete Ludgério (PSB), por ter assinado matéria sobre as constantes faltas da parlamentar.

Segundo Simone, em tom alto e grosseiro, o assessor a coagiu na frente de outros colegas de imprensa exigindo retratação, mesmo após o portal ter publicado o direito de resposta.
 
O segundo caso envolveu o radialista Luiz Cláudio de Souza, apresentador do programa “Show da Manhã” na rádio Caaporã FM, que teria sido ameaçado pelo Vereador Elcias Azevedo, em 19 de julho último. O político teria dito que só não tirava a vida do radialista porque ele estava acompanhado de um amigo em comum. No momento da ameaça, Luiz Cláudio estava trabalhando na Coordenação da caravana da Coligação Paraíba Unida. 

Sobre a agressão ao jornalista Cícero Araújo, a Associação de Imprensa do Sertão Paraibano(AISP) divulgou a seguinte nota:

”A AISP repudia veementemente a ação brutal do Vereador Sales Junior contra o jornalista do jornal “Correio da Paraiba” sucursal de Patos, Cícero Araújo, na manhã do dia vinte e três de julho. Aproveitamos o momento para tornar público, que tem sido constante os desafetos de alguns vereadores da cidade de Patos contra jornalistas.”