JB totalmente online em setembro


14/07/2010


O Jornal do Brasil publicou nesta quarta-feira, 14 de julho, anúncio ocupando as páginas A8 e A9 no qual informa aos leitores que a partir de 1º de setembro só poderá ser lido na versão online.
 
De acordo com o texto do anúncio, a mudança de plataforma não vai prejudicar a tradição do jornal: “O Jornal do Brasil, coerente com sua tradição de pioneirismo e modernidade, se coloca mais uma vez à frente do seu tempo. A partir de 1º de setembro de 2010, passa a ser o primeiro jornal 100% digital” (grifo do jornal).
 
Segundo os responsáveis pelo JB, a medida foi adotada depois de uma consulta que teve aprovação dos leitores, que responderam a uma pesquisa na internet sobre a mudança da edição impressa para a digital, publicada na edição do dia 30 de junho.
 
O fim da versão impressa do JB foi assunto na maioria dos jornais brasileiros, além de veículos do exterior como The Gardian (Inglaterra), Clarín (Argentina), ABC Color (Paraguai) e a revista BusinessWeek (EUA).
 
Para o jornalista Alberto Dines, que já dirigiu a Redação do JB e atualmente está no Observatório da Imprensa, a migração da edição impressa para digital é apenas uma forma de protelar o fim do jornal:
— Esse recurso de virar online é uma forma de adiar a sua morte (do JB). A história do JB pode ser resumida em um século de glória e duas décadas de agonia, declarou Dines em entrevista à rádio CBN.
 
O Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro marcou para a próxima quarta-feira, 21 de julho, ao meio-dia, uma manifestação em frente à atual sede do Jornal do Brasil — Avenida Paulo de Frontin 568 —, no Rio Comprido, para tentar evitar o fechamento daquele “que já foi um dos mais importantes jornais da imprensa brasileira”.
 
De acordo com comunicado divulgado pelo o Sindicato “a notícia de que o Jornal do Brasil vai deixar de circular é um golpe para toda uma geração de jornalistas que lá trabalharam ou simplesmente foram seus leitores”.
 
A grande preocupação do Sindicato é com a preservação dos direitos trabalhistas e o futuro dos funcionários. Por isso, a Presidente do Sindicato, Suzana Blass, está tentando marcar um encontro com o empresário Nelson Tanure, para discutir o assunto. O objetivo, segundo Suzana, é garantir uma “empregabilidade mínima e os pagamentos da rescisão”.
 
 
* Com informações do Sindicato e de O Repórter.