Jornalista Beth Prata é presa em Búzios


30/10/2008


A jornalista Elizabeth Perez Baptista Prata, âncora do programa “Bom-dia, Búzios”, da Rádio Cabo Frio, foi presa por policiais militares do município de Armação de Búzios na tarde desta quinta-feira, dia 30, por ordem do Juiz criminal Rafael Resende das Chagas. Ela está sendo acusada pela distribuição de panfletos apócrifos que chamam juízes de corporativistas. Os panfletos teriam sido distribuídos no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Por volta das 18h30, falando de um celular, de dentro da delegacia, Beth Prata fez contato com a ABI, para pedir apoio para o seu caso.

Muito nervosa, a jornalista só conseguiu dizer que estava preocupada, porque teve a informação de que seria “transferida para um presídio no Rio” (a carceragem feminina da Polinter, de acordo com o Globo Online). A ligação foi interrompida e as tentativas de retomar contato com pelo celular caíam na caixa postal. Também não foi conseguido contato com o advogado da jornalista, Vanderley Rebelo, para saber os motivos exatos da prisão e se o fato tem a ver com os processos que ela responde em Búzios por difamação do Juiz da Comarca, João Carlos Correia, e do dono do jornal Primeira Hora, Ruy Borba.

No dia 8 de setembro, Beth Prata encaminhou à ABI cópia da denúncia que fez à Corregedoria Geral de Justiça do Rio de Janeiro e à Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Alerj, acusando Ruy Borba de persegui-la e difamá-la. O caso também foi relatado pelo Deputado Federal Chico Alencar (PSOL-RJ), em discurso na sessão de 20 de agosto da Câmara dos Deputados. No mesmo documento, a jornalista informava que está sendo processada, também por calúnia e difamação, pelo Juiz João Carlos Correia.