Chaplin divide tela com “No meio da rua”


15/08/2008


Nesta quinta-feira, dia 21, a mostra A Imprensa no Cinema segue com a exibição do primeiro filme estrelado por Charles Chaplin, em 1914, “Making a live”, conhecido no Brasil como “Carlitos repórter”. No curta-metragem, dirigido por Henry Lehman, Chaplin ainda não tinha o visual que o eternizou na história do cinema. O chapéu-coco, as calças caídas e a bengala seriam adotados mais tarde, naquele mesmo ano, em “Corridas de automóveis para meninos” (“Kids auto races at Venice”).

Após “Carlitos repórter”, será exibida a série de vídeos “No meio da rua”, do jornalista e cineasta João Saboia:
— São curtas que venho realizando desde fevereiro do ano passado — diz João, — vídeos que faço na rua com uma câmera bem simples que carrego no bolso e com a qual filmo o que acho interessante .

Formação

João Saboia se formou em Jornalismo pelo Centro Unificado Profissional, em Jacarepaguá, onde teve aulas de Cinema com Sergio Santeiro, curador do Cine ABI. A experiência de cronista do jornal Ponte Velha, de Resende, no sul do Estado do Rio de Janeiro, o influenciou na composição da série:
— Com a revolução tecnológica e conhecendo as técnicas básicas de cinema, fica fácil fazer um filme. Esses vídeos soam como uma crônica do que acontece nas ruas da cidade por onde passo, registrando aquilo que eu acho que vale a pena ser filmado.

Na Uruguaiana, no Centro do Rio, João filmou a apresentação de Black Prince, interpretando o choro “Brasileirinho” no steel drum (tambor de aço típico do Caribe). Na São Clemente, em Botafogo, registrou uma explosão de gás natural e, em Ipanema, o bloco carnavalesco Empolga às 9. Além destes, serão exibidos mais 16 vídeos, num total de 63 minutos de duração, todos tendo a rua como cenário.

A sessão — às 18h30, no Auditório Oscar Guanabarino, 9º andar do edifício-sede da ABI (Rua Araújo Porto Alegre, 71 — Centro do Rio) — tem entrada gratuita.