Veículos da Câmara cobrem eleição ao vivo


28/09/2006


Acompanhe os resultados e todas as notícias sobre as eleições no Brasil pela TV Câmara, Rádio Câmara, Agência Câmara e Central de Comunicação Interativa Os veículos de comunicação da Câmara dos Deputados vão acompanhar e transmitir as eleições no dia 1º de outubro, a partir de 8h. Veja os principais destaques da programação, veículo por veículo: 

Agência Câmara 

A Agência Câmara funcionará a partir das 8 horas e, entre outras matérias, divulgará entrevistas com cientistas políticos e matérias de serviços. Basta acessar o portal da Câmara na internet (www.camara.gov.br) para ser informado a respeito do andamento da votação em todo o país. A agência vai enfocar e analisar temas como o perfil dos partidos; dos eleitores; dos presidentes da República; as reformas política e eleitoral; o limite de gasto de campanhas; a proposta de Revisão Constitucional; tudo com base em entrevistas com políticos e especialistas. 

TV Câmara 

A TV Câmara trabalhará em parceria inédita com a TV Senado das 8 às 17 horas. As duas emissoras públicas, juntas, vão produzir em rede, às 17h, um jornal de 30 minutos em parceria com TVs Legislativas. Durante a programação, serão transmitidas informações ao vivo de todo o país, além de flashes diretamente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. 

Também ao vivo, direto do Congresso Nacional, especialistas vão analisar temas como transparência e fiscalização das eleições e dos gastos de campanha, os desafios que deverão ser enfrentados pelos novos eleitos, a perspectiva internacional das eleições no Brasil, os impactos na economia e as mudanças na legislação eleitoral. Das 18h30 até a meia-noite, desfeita a rede com a TV Senado, a programação continuará transmitida ao vivo, com comentários de especialistas sobre o resultado das eleições. 

Rádio Câmara 

Além de manter equipes de reportagem no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e no Tribunal Regional Eleitoral (TER) do Distrito Federal, a emissora vai contar com a participação de repórteres de rádios de assembléias legislativas dos estados e de rádios educativas, integrantes da Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (Astral). Para tornar a cobertura ainda mais completa e informativa, a Rádio Câmara vai fazer uma parceria inédita com a Rádio Senado ao longo de todo o dia. Repórteres das duas emissoras vão transmitir flashes ao vivo durante toda a programação. 

Central de Comunicação Interativa 

O esclarecimento de dúvidas relacionadas às eleições terá prioridade e respostas ágeis. Todos os canais de comunicação interativa estarão mobilizados para o atendimento à sociedade, por meio do 0800 619619 e dos e-mails cidadao@camara.gov.br ou faleconosco@camara.gov.br. Por meio destes canais, as pessoas podem sugerir perguntas para os especialistas ouvidos pela TV Câmara e pela Agência Câmara. 

Uma equipe composta de quatorze atendentes se revezará das 8h às 24h, permitindo informações e interação com os cidadãos. 

Jornal da Câmara
 
No dia 2 de outubro, dia seguinte às eleições, será publicada uma edição especial do “Jornal da Câmara” com os principais números das eleições de deputados. O jornal vai apresentar ainda reflexões sobre os problemas enfrentados pelos legislativos, inclusive de outros países. 

A edição do dia 2 vai apresentar: 

. Resultado das eleições presidenciais: quem é o presidente ou quem vai para o segundo turno;
. Governadores eleitos em primeiro turno e quem vai para o segundo turno;
. Quem são os mais votados na Câmara, até o momento – com base na totalização do TSE. 

Plenarinho 

Até as eleições, o site infanto-juvenil da Câmara dos Deputados (www.plenarinho.gov.br) vai publicar notinhas e reportagens especiais com informações sobre os cargos públicos a serem preenchidos, o perfil dos eleitores, a importância do voto consciente, além de uma simulação de eleição em que os personagens do Plenarinho são candidatos à Presidência da República. Desde o dia 12, crianças de todo o país podem votar no seu candidato. A simulação conta com uma urna igual à de verdade. Depois do pleito, o site vai fazer um acompanhamento diário sobre o andamento e o resultado das eleições. 

Comunicação Institucional 

As ações de comunicação institucional estão presentes em todo o planejamento da cobertura. A TV Câmara e a Rádio Câmara já veiculam todo o material educativo fornecido pelo TSE, durante 15 minutos por dia, distribuídos ao longo de toda a programação. São 26 spots de rádio e 25 filmes que retratam a importância do voto e da escolha criteriosa dos candidatos a cargos públicos. A Rádio Câmara levará ao ar dezenas de spots que abordarão a história do voto no Brasil e traduzirão para o ouvinte expressões típicas do jargão eleitoral, como abuso do poder econômico, abuso do poder político e ação de investigação judicial eleitoral. 

Visitação 

O serviço de visitação à Câmara dos Deputados vai funcionar normalmente no dia das eleições, das 9h às 17h. Serão distribuídos panfletos aos visitantes para esclarecer dúvidas e curiosidades sobre as eleições 2006.