Uerj estréia programa no domingo


09/11/2006


A UTV, emissora da Uerj, estréia neste domingo, dia 12, às 21h, o “Memória da imprensa carioca”, resultado de um amplo trabalho de pesquisa realizado por profissionais e estudantes de Comunicação e História, em acervos públicos e particulares do Rio. O programa — de 52 minutos de duração e mensal — pretende oferecer ao telespectador uma visão das transformações do jornalismo praticado na cidade do Rio de Janeiro durante o século XX, por meio de entrevistas com personalidades de renome da mídia nacional.

         Alberto Dines

A primeira entrevista da série da TV Universitária — canal 16 da Net-Rio — será com o jornalista Alberto Dines, diretor do Observatório da Imprensa. Quem perder o programa na estréia poderá assistir à reprise, nos dias 13 (16h), 15 (20h) e 17 de novembro (às 20h e 23h30).

À frente do programa está a jornalista Cláudia Souza, ex-coordenadora de Pauta e Produção da CNT, que assumiu o projeto, em fevereiro deste ano, com a missão de organizar o material produzido há quatro anos:
— “Memória da imprensa carioca” começou a ser desenvolvido em 2002 por um grupo de alunos da universidade que, sob a coordenação de professores, chegou a gravar seis entrevistas. Fui chamada para resgatar o projeto e tive que passar longos períodos na ilha de edição, decupando o material bruto das entrevistas, cada qual com cerca de três horas de duração.

Cláudia Souza

Mídia e História

Para chegar ao formato ideal do programa, o trabalho de Cláudia e sua equipe (dois produtores e uma aluna do curso de História) não parou por aí:
— Todas as entrevistas demandaram um profundo trabalho de pesquisa. Para editar a entrevista do Dines, usamos artigos de jornal, dados e imagens dos veículos em que ele trabalhou e até fotografias de um colégio onde ele estudou.

Do ponto de vista acadêmico, a Diretora acha que um dos aspectos importantes do projeto é reunir duas importantes áreas do conhecimento:
— Um dos objetivos é aproximar estudantes dos cursos de Comunicação e de História. Isso dá consistência ao projeto, pois, para falar sobre a memória da mídia, o pessoal do jornalismo conta com o apoio de historiadores e estudantes da área nas pesquisas. Nosso trabalho requer buscas em fontes como a Biblioteca Nacional e os Arquivos da Cidade, entre outras. Por isso, é bom ter o olhar dos historiadores.

O próximo entrevistado do “Memória da imprensa carioca” é o jornalista Hélio Fernandes, dono da Tribuna da Imprensa. Na seqüência, virão Villas-Bôas Corrêa, Newton Carlos, Luís Mendes e o cartunista Nani. 

Hélio Fernandes Luiz Mendes Ernani Diniz Lucas

Livro

As entrevistas já gravadas para o programa foram organizadas para a edição de um livro, que se encontra em fase de edição e contará também com depoimentos de Beatriz Bissio (Diretora da revista Cadernos do Terceiro Mundo) e do fotógrafo Evandro Teixeira.

O material do “Memória da imprensa carioca” é gravado, transcrito e editado pela Coordenadoria Pedagógica (CoPed) da Uerj e está disponível para consulta no endereço wwww.uerj.br/~cte/memoria_da_imprensa.htm.