Congratulações


07/04/2006


O Presidente da Associação Brasileira de Imprensa, Maurício Azêdo, recebeu muitas congratulações pelo 98º aniversário da ABI e pelo concerto de Arthur Moreira Lima. Entre os telegramas e e-mails enviados à Casa do Jornalista, reproduzidos abaixo, está o da Governadora do Estado do Rio de Janeiro. 

“Receba nossos cumprimentos pelo aniversário dessa quase centenária ABI. Ao mestre Arthur Moreira Lima, nossas saudações e a certeza de evento de sucesso.

Atenciosamente,
Rosinha Garotinho
Governadora do Estado do Rio de Janeiro”


“Agradeço convite para o recital do pianista Arthur Moreira Lima, em comemoração ao 98º aniversário da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), entidade que sempre se destacou como um dos baluartes da defesa da democracia e dos direitos humanos em nosso País. (…) Aproveito a oportunidade para cumprimentar os Dirigentes da ABI e manifestar minha satisfação em constatar que a entidade mantém-se fiel ao seu passado de lutas gloriosas em defesa dos interesses do povo brasileiro e empenhada em promover seu progresso econômico e social.

Cordialmente,
Tito Ryff
Secretário de Estado de Planejamento e Coordenação Institucional”

“Quero parabenizar os 98 anos de fundação da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), comemorados no último 7 de abril. Deixo meus cumprimentos ao Presidente da entidade, Maurício Azêdo, parabenizando pelo excelente trabalho realizado durante os anos de sua gestão.

Um forte abraço,
Clarissa Matheus.”
 

“A Legião da Boa Vontade, em nome do seu Diretor-Presidente, jornalista e membro efetivo da ABI José de Paiva Netto, parabeniza a Associação Brasileira de Imprensa pela importante data (7 de abril) em que se comemoram 98 anos de brava resistência, de luta em defesa dos ideais da liberdade de expressão e dos Direitos Humanos.

Ao coração de todos os militantes da Casa do Jornalista, dedicamos esta reflexão do Dirigente da LBV: ‘Enquanto não prevalecer o ensino eficaz por todos os de bom senso almejado, qualquer nação padecerá cativa das limitações que a si própria se impõe’.

Fraternalmente,
Assessoria de Comunicação da LBV/RJ”
 

“Meu caro Maurício, por ocasião do 98º Aniversário da ABI, que ora você tão bem preside, receba meu caloroso abraço extensivo a todos seus confrades. A história da Associação Brasileira de Imprensa é um orgulho para o País. Suas lutas memoráveis em defesa das liberdades civis, desde sua fundação pelo visionário Gustavo de Lacerda, sua participação em campanhas memoráveis pelo Petróleo é Nosso, entre outras tantas, marcam toda uma trajetória que se confunde com o avanço e aprimoramento da sociedade brasileira no caminho da democracia e de resistência ao arbítrio.

Edificante, porém, é a sua luta nos períodos mais obscuros de nossa história, quando os ditadores pensaram que, acabando com a liberdade de imprensa, podiam matar a consciência nacional e os anseios de liberdade de nosso povo. O tempo se encarregou de derrotá-los e a ABI, apesar do terror, sobreviveu impávida, merecedora mais do que nunca de nossa admiração.

Fraternalmente,
Noel de Carvalho
Deputado estadual”


“Hoje gostaria de parabenizar a ABI — Associação Brasileira de Imprensa — pelo seu aniversário de 98 anos completados no dia 7 de abril. A imprensa responsável que tanto buscamos e que tanto admiramos é um dos maiores bens defendidos pela ABI.

A história da fundação da ABI se confunde com a de seu perseverante idealizador, Gustavo de Lacerda. Criada no ano de 1908, seu principal objetivo era assegurar à classe jornalística os direitos assistenciais e tornar-se um centro poderoso de ação.

ABI é sinônimo de luta e resistência em defesa dos ideais de liberdade de imprensa. Os meus sinceros parabéns à Casa do Jornalista.

Aproveito a oportunidade para parabenizar também os jornalistas, que comemoraram seu dia no último 7 de abril. Parabéns!

Glauco Lopes
Deputado estadual”


“No momento em que o Brasil comemora 98 anos da nossa ABI, livre e independente, a Casa só poderia estar sendo dirigida por aqueles que amam a liberdade e a independência.”

Roberto Vasconcelos, ex-Presidente do Grajaú Tênis Clube 

“A Associação Fluminense de Jornalistas irmana-se à maioria das entidades civis e a milhões de cidadãos brasileiros, para celebrar os 98 anos de fundação da ABI, comemorados no último 7 de abril. Ao longo desta profícua e longeva existência, a ABI tem sido uma verdadeira trincheira onde sempre se combateu o melhor combate em defesa dos mais altos valores cívicos e humanistas, dos direitos universais dos cidadãos e da democracia plena em nosso País.

A importância histórica da Associação Brasileira de Imprensa transcende a sua grandiosa história e, até mesmo, as mais belas páginas inscritas nos momentos cruciais de nossa nação, por seus valorosos membros e por tantos presidentes que se transformaram em líderes históricos. A ABI é, e sempre foi nestes 98 anos de vida plena, ao mesmo tempo guardiã e fonte de inspiração dos jornalistas, da juventude e dos cidadãos brasileiros na defesa das mais nobres bandeiras.

Por tudo isto, somos todos nós, jornalistas e cidadãos fluminenses e brasileiros, devedores eternos desta entidade e dos seus grandes timoneiros os quais homenageamos hoje, nas pessoas do Senhor Presidente Jornalista Maurício Azêdo e, in memoriam, do Grande Jornalista Alexandre José Barbosa Lima Sobrinho.

Parabéns e que Deus preserve a ABI e aos homens que lhe edificam a cada dia, sempre ao lado das lutas e dos ideais mais justos e retos. Estes são os votos da AFJ e de todos seus associados.

Com um forte e fraterno abraço, deste seu companheiro de jornadas.

Claro Nunes de Almeida, 
Presidente da Associação Fluminense de Jornalistas”

“A Diretoria do Sindicato Nacional dos Aposentados e Pensionistas nessa oportunidade vem prestar homenagem pela passagem do 98º aniversário desta competente instituição, e desejar que a Diretoria desta Casa continue tendo êxito em suas realizações. No ensejo, renovo os votos de estima e elevada consideração.

Jorge dos Santos de Faria
1º Vice-Presidente”
  

“Dia 7 de abril — Dia do Jornalista

Amigo dos humildes e afortunados, o jornalista é o tesouro mais rico da Comunicação que hão legado aos tempos do presente os homens do passado. O jornalista acompanha o que lhe passa ao perto e ao longe, reflete os progressos e retrocessos da sociedade, fazendo parte da renovação social, com o dever premente na busca do bem comum em suas múltiplas formas de informação.

Saudações das Entidades de Relações Públicas pelo legado dessa Augusta Instituição.”
 
Anna Telma Wainstok,
Presidente da Associação Brasileira de Relações Públicas