Economia nacionalé tema do Modecon


09/11/2012


Nesta segunda-feira, dia 12, às 17h30, o Movimento em Defesa da Economia Nacional (Modecon) promove debate “A desnacionalização da economia brasileira”, com Ricardo Maranhão, Edson Teixeira de Queiroz e Lincoln de Abreu Penna. O evento será na Sala Belisário de Souza, no 7º andar do edifício-sede da ABI (Rua Araújo Porto Alegre, 71 — Centro do Rio). Mais informações pelo telefone (21) 2262-5734. A entrada é franca.
 
Leia abaixo o texto publicado no Boletim do MODECON – Número 16 – Novembro e Dezembro/2012
 
 
“Nossa Opinião
 
Nesses dias de seguidos assassinatos na principal cidade brasileira, São Paulo, a atingir jovens da periferia e dos bairros pobres, cujos autores podem ser os membros de milícias paulistas, de criminosos vinculados a grupos fornecedores de drogas ou de bandos do crime organizado do PCC ou de outra facção qualquer; dias de seguidas denúncias de fraudes cometidas por representantes dos executivos municipais, tal como a prefeita de Natal, ou ainda dias de reiteradas denúncias quanto à progressiva desnacionalização da economia brasileira, algo está se passando no ar além dos aviões de carreira.
 
Desnecessário falar do número cada vez maior dos excluídos a perambular pelas vielas e becos das cidades brasileiras sorvendo o crack e outras drogas ao relento e sem quaisquer perspectivas de vida digna. E enquanto essas cenas são exibidas nos nossos telejornais, as autoridades públicas buscam soluções ora paliativas, ora típicas de verdadeira faxina social, com soluções de remoção ou de detenção forçada desses pobres seres maltratados por um  sistema que não os inclui porque a ele não interessa, já que se trata de um sistema de espoliação do trabalho e de programas meramente assistencialistas e inconseqüentes para a resolução do que fazer desse contingente social de miseráveis.
 
Cabe mais do que nunca a máxima do filósofo alemão Karl Marx. Os filósofos até aqui têm interpretado o mundo. É preciso doravante transformá-lo. E a essa sentença juntar uma outra proferida com insistência pelo nosso antropólogo, educador e homem público, Darcy Ribeiro, que dizia com muita propriedade: a Humanidade se divide em duas tribos. A dos resignados e a dos indignados. Eu, proclamava, pertenço a esta última. Creio que todos os nossos amigos e fraternos companheiros do MODECON também. Partilhando tanto com o antropólogo quanto com o filósofo. Indignar-se e agir na denúncia e nas atitudes que combatam a praga da desigualdade social.”
 
 
Programação para os meses de novembro e dezembro de 2012
 
Novembro
 
Dia 05 – Avaliação das Eleições Municipais com a participação de Edson Teixeira de Queiroz e Lincoln de Abreu Penna;
 
Dia 12 – Mesa-redonda sobre o tema A Desnacionalização da Economia Brasileira, contando com as presenças de Ricardo Maranhão, Edson Teixeira de Queiroz e Lincoln de Abreu Penna (Moderador);
 
Dia 19 – Não haverá atividades no MODECON;
 
Dia 26 – Reunião de Diretoria
 
Dezembro
 
Dia 03 – A República: dos golpes, dos levantes militares, dos avanços de políticas públicas e dos desafios novos e pendentes. Palestrantes a confirmar;
 
Dia 10 – Festa de Final de Ano e recesso até o dia 14 de janeiro, quando estaremos retomando as atividades do MODECON.
 
 
Notas e registros
 
– Dois livros estão sendo lançados neste final de ano: o do jornalista Mário Magalhães, intitulado Marighella, o guerrilheiro que incendiou o mundo, da Editora Companhia das Letras; e o da historiadora Anita Leocádia Prestes, intitulado Luiz Carlos Prestes e o combate por um partido revolucionário (1958-1990), pela Editora Expressão Popular. O MODECON não só recomenda a leitura desses livros, como pretende trazer oportunamente seus autores para debater com os nossos confrades.
 
– Na reunião da diretoria, ocorrida na última semana de outubro, por sugestão de seu presidente, foi redefinido o Diploma de Soberania Nacional, que doravante terá o nome de nosso patrono e fundador, doutor Barbosa Lima Sobrinho, bem como em breve a confecção de uma medalha a ser entregue aos nossos próximos homenageados, juntamente com o Diploma agora rebatizado de Diploma de Defesa da Soberania Nacional Barbosa Lima Sobrinho.
 
Lincoln de Abreu Penna
Presidente