Lives animam o fim de semana de amor


11/06/2021


Gilberto Gil é a live da semana

Por Vera Perfeito, diretora de Cultura e Lazer da ABI


Amanhã, Dia dos Namorados, troquem beijos e abraços com seu amor e assistam a live do André Mehamari Trio em espetáculo intimista na Sala Cecília Meireles. Domingo, dia do casamenteiro Santo Antônio, divirta-se em festa junina on line ao som de Gilberto Gil. Tem mais lives: João Bosco, Geraldo Azevedo, Leila Pinheiro, Áurea Martins, Diogo Nogueira, Tia Surica, Maiara e Fernando, Nando e Sebastião Reis, Fabio Jr, Raiz do Sana e outros. Álbum e música nova de João Gilberto e Marisa Monte estão nas plataformas digitais. Muitos livros podcastssériesfilmes entrevistas, inclusive com Fernando Henrique Cardoso por Roberto D’Ávila. Fiquem atentos hoje porque o atacado presidente da Fundação Cultural Palmares, Sérgio Camargo prometeu que jogará no lixo obras de Karl Marx, Stalin, Lênin, “do racista/homofóbico”, Che Guevara, segundo ele, além de ter chamado Benedita da Silva de racista. Um horror!!!! Dicas também recomenda O Veneno está na mesa, filme de Silvio Tendler, no Cineclube Macunaíma, além da série LGBT fobia e um bom bate-papo com jornalistas sobre a Copa América no ABI Esporte.


ENTREVISTAS

 Segunda- Feira

19h30  ABI Esportes: eles estão de volta ao programa para falar de futebol e política, com informações, análise, críticas e muito bom humor. São eles os jornalistas Cid Benjamin, vice-presidente da ABI, o diretor da Abi em São Paulo, Ricardo Carvalho, e Caco Schmitt que falarão sobre a realização da Copa América no Brasil. Pelo canal da ABI do YouTube.

Terça-feira

19h30  Cineclube Macunaíma exibe hoje, a partir das 10hs e até a próxima terça-feira, o documentário de Silvio Tendler, O veneno está na mesa que faz parte da Campanha permanente Contra o Agrotóxico e Pela Vida. A obra documental de 2011, evidencia as preocupações que o uso de agrotóxicos causa. Às 19h30, haverá um debate entre o cineasta Silvio Tendler; o engenheiro agrônomo e colaborador da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e pela Vida, do Movimento Ciência Cidadã e da UCSNAL, Leonardo Melgarejo; e a enfermeira, mestre em enfermagem com residência em Saúde da Família, Juliana Acosta . A mediação é do jornalista Ricardo Cota. Pelo canal da Associação Brasileira de Imprensa do YouTube.

23 hs -Globonews –Roberto D’Ávila: em seu programa,  o jornalista entrevista Fernando Henrique Cardoso que completa 90 anos no dia 18 de junho.

Quarta-feira

19h30 –  Memória Musical: uma homenagem a Walter Alfaiate com Paulinho Figueiredo. No canal da ABI no YouTube.

13hs – Domingo e 11hs, 2ª feiraGNTConversas para o planeta: para quem gosta de comida vegetariana, a dica é assistir o programa da chef especializada no assunto, Tati Lunda. Serão nove episódios de três minutos.


FILMES

Em homenagem ao Dia dos Namorados, alguns filmes de amor no streaming:

Globoplay

Closer: Perto Demaisidas e vindas nos relacionamentos amorosos de quatro personagens em Londres geram conflitos sexuais, traições, reencontros e desenlaces.

Her: Theodore é um solitário escritor que acaba de comprar um novo sistema operacional para seu computador. Para a sua surpresa, apaixona-se pela voz do programa, dando início a uma relação amorosa. O longa traça uma visão sensível e incomum sobre a relação entre o homem contemporâneo e a tecnologia.

Demolição: Jake Gyllenhaal interpreta um homem bem-sucedido que trabalha no mercado financeiro e enfrente um surto emocional depois de perder a esposa em um acidente, do qual sobreviveu. Certo dia recebe uma ligação da atendente da empresa para qual continuamente envia cartas de reclamação e o contato altera completamente o rumo de sua vida.

Simplesmente acontece: olha Sam Claflin de novo nessa lista! Dessa vez, ele é Alex, que vive um amor impossível – durante três décadas – com a melhor amiga, Rosie (Lily Collins). Em Simplesmente Acontece, a atração entre eles é forte, mas sempre existia algo no caminho do ‘felizes para sempre’. Dentre decepções, alegrias, relacionamentos e problemas familiares; seu forte elo segue os unindo, tanto no melhor, como no pior.

Filmes brasileiros: o canal oferece agora em seu catálogo muitos filmes brasileiros importantes. Da ficção ao documentário, a seleção é da melhor qualidade. Vá conferir.

Telecine Play

LoveMurphy é um homem frustrado e cansado da vida que leva ao lado da mulher e do filho. Após receber um telefonema da mãe de sua ex-namorada, perguntando se ele sabe onde ela está, já que está desaparecida há meses, começa a relembrar de momentos marcantes do relacionamento que tiveram.

Me Chame Pelo Seu Nomenuma região bucólica da Itália dos anos 1980, o acadêmico Oliver chega a casa de Elio para ajudar seu pai numa pesquisa. Uma conexão nasce, e a dupla inicia um romance que acaba despertando um turbilhão de sentimentos no garoto de 17 anos.

Garota Dinamarquesa: baseado na história real da artista dinamarquesa Lili Elbe, nascida Einar Wegener, e pioneira na cirurgia de mudança de sexo. O filme narra a sua emocionante trajetória, sua descoberta como mulher e seu casamento com a também pintora Gerda Wegener.

Netflix e Telecine Play.jpg– La La Land Cantando Estações: Mia (Emma Stone), uma aspirante a atriz, serve cafés para estrelas de cinema entre audições enquanto Sebastian (Ryan Gosling), um pianista de jazz, ganha a vida tocando em festas e bares. Quando suas carreiras finalmente começam a ascender, eles precisam tomar decisões que podem ameaçar seu relacionamento.

Netflix

Me Chame Pelo Seu Nome – o sensível e único filho da família americana com ascendência italiana e francesa Perlman, Elio, está enfrentando outro verão preguiçoso na casa de seus pais na bela e lânguida paisagem italiana. Mas tudo muda quando Oliver, um acadêmico que veio ajudar a pesquisa de seu pai, chega.

A Verdade Nua e Crua –  um programa de TV é comandado por um âncora chauvinista com intenções de provar sua teoria de relacionamento entre casais no segmento chamado “A Verdade Nua e Crua”.

A verdade nua e crua:  um programa de tv é comandado por um âncora chauvinista com intenções de provar sua teoria  de relacionamento entre casais no segmento chamado “A verdade nua e crua”.

Tudo Pra Ficar Com Ele – uma bela e sexy mulher festeira encontra o desorientado Peter e o segue até o casamento de seu irmão com suas melhores amigas.

Como Perder Um Homem em 10 Dias  – um jogador aposta com colegas que pode fazer uma mulher se apaixonar por ele em 10 dias. Mas aposta na garota errada, uma jornalista com uma pauta curiosa.

Sex EducationOtis é um adolescente socialmente inapto que vive com sua mãe, uma terapeuta sexual. Apesar de não ter perdido a virgindade ainda, ele é uma espécie de especialista em sexo. Junto com Maeve, uma colega de classe rebelde, ele resolve montar sua própria clínica de saúde sexual para ajudar outros estudantes da escola.

Idas e Vindas do Amor – As armadilhas do amor moderno são exibidas numa roda viva de relacionamentos e a vida de solteiro no Dia dos Namorados.

O Grande Gatsby :Nick Carraway tinha um grande fascínio por seu vizinho, o misterioso Jay Gatsby. Após ser convidado pelo milionário para uma festa incrível, o relacionamento de ambos torna-se uma forte amizade. Quando Nick descobre que seu amigo tem uma antiga paixão por sua prima Daisy Buchanan, ele resolve reaproximar os dois, esquecendo o fato dela ser casada com seu velho amigo dos tempos de faculdade, o também endinheirado Tom Buchanan.

CarolNova York, início da década de 1950. Therese Belivet está trabalhando em uma loja de departamento de Manhattan e sonhando com uma vida mais gratificante quando conhece Carol Aird, uma mulher sedutora presa em um casamento fracassado

Netflix e Telecine Play – Como Eu Era Antes de Você : Louisa Clark vive uma vida simples e sem grandes ambições. Will Traynor, um jovem rico e bem-sucedido, ficou tetraplégico após um acidente e se tornou cínico e depressivo. Inicialmente hostil com Louisa, aos poucos os dois se aproximam e um amor inesperado surge entre eles.

HBO GO – O casamento do meu melhor amigo:coloque “I Say a Little Prayer” para tocar, pois trata-se de um dos maiores clássicos do gênero. Em O Casamento do Meu Melhor Amigo, Julia Roberts é Julianne, que combinou de transformar sua amizade com Michael (Dermot Mulroney) em casamento, caso ambos ainda estivessem solteiros aos 28 anos. Mas, perto dessa data, ele a convida para seu casamento com outra mulher – vivida por Cameron Diaz. Percebendo que está apaixonada pelo amigo, ela aceita ser madrinha para impedir o casório.

Amazon Prime Video

Meia Noite em Paris: Gil é um escritor norte-americano que viaja para Paris com a noiva, Inez. Ele faz alguns passeios noturnos sozinho e descobre que, à meia-noite, é transportado para a Paris de 1920, onde encontra intelectuais e artistas que sempre admirou, como Ernest Hemingway e Salvador Dali. Quando se apaixona por Adriana, uma moça do passado, Gil não sabe se deve se entregar à ilusão e romper com Inez.

Simplesmente amor: Na véspera de Natal, em Londres, nove histórias se entrelaçam, mostrando os desencontros do amor. Entre os personagens, estão o primeiro-ministro da Inglaterra, que se apaixona por uma de suas funcionárias; um escritor que viaja para o sul da França, onde encontra seu grande amor; uma mulher que desconfia das intenções do melhor amigo de seu marido; e um ex-astro do rock que busca retomar sua carreira com um jingle de natal.

Modern Loveuma amizade improvável. A reaparição de um amor perdido. Um casamento em seu momento decisivo. Um encontro que pode não ter sido um encontro. Uma nova família não convencional. São histórias únicas sobre alegrias e tribulações de amor, cada uma inspirada por um artigo pessoal real da adorada coluna do New York Times, “Amor Moderno.”

Cidade dos Anjos: Seth é um anjo encarregado de tomar conta de Los Angeles que se apaixona pela médica Maggie. Após a morte de um paciente, eles se aproximam, e Seth pode deixar de ser imortal.


SÉRIES

0h – GNT – 2ª feira – LGBT Fobia: o canal exibirá, hoje, o episódio LGBT Fobia, da série Quebrando o Tabu. O programa mostrará os preconceitos vividos no cotidiano por pessoas LGBTQIA+. No mês de comemoração do Dia Internacional do Orgulho Gay, em 28 de junho.

Amazon Prime Video – DOMa história é real e representada por Flavio Tolezani e Gabriel Leone que interpretam pai e filho na série. Pedro (Gabriel), um jovem de classe média de Copacabana, se vicia em cocaína e, para sustentar o vício, torna-se um dos criminosos mais procurados da cidade. Ele resume o Rio como “cidade partida”. Pedro Machado Lomba Neto morre aos 23 anos pelas mãos da polícia. São oito episódios de drama familiar, ação, romance, amizade  e clima de favela x asfalto. A história  se abre em três cronologias: 1970, 1990 e 2000.

El presidente – assista a primeira temporada da série porque a segunda  temporada já está sendo gravada no Uruguai e o ator Eduardo Moscovis será Castor de Andrade.

HBO  Sex and the Citya série conta a história de quatro mulheres solteiras de Nova York, que são melhores amigas e compartilham entre si os segredos de suas conturbadas vidas amorosas.

Disney+ – Loki: série que estreou esta semana , o príncipe de Asgaard terá os holofotes todos para eles, sem Thor, Hulk, Homem de Ferro e companhia para ofuscar suas múltiplas personalidades. Com seis episódios, a minissérie causou frenesi entre os fãs quando foi anunciado o pacote de produções da plataforma. Até porque em tese,  Loki tinha sido morto pelo megavilão Thanos em “Vingadores:Guerra infinita”(2018).

Netflix

Sob suspeita: O caso Wesphael: Bernard Wesphael é um político belga militante do ambientalismo. Em 1980, fundou o partido Ecolo. Ele é uma das duas figuras centrais da nova série do canal. A outras é sua mulher, Véronique Pirotton, que morreu em 2013 no  banheiro do hotel onde o casal estava hospedado, em Ostende, cidadezinha turística do Mar do Norte. A série em cinco episódios que narra essa história acaba  de chegar à Netflix. Mais uma produ~]ao de crimes reais. O ponto de partida é o julgamento de Wesphael, em Bruxelas. Ele foi acusado de matar Véronique, mas ele alega que a encontrou morta, no chão do banheiro. Ele diz que ela teria se suicidado. Ele foi inocentado. E temos a informação que o veredito se manteve imprevisível até o último momento. Eles foram a Ostende para uma rconciliação já que ela tinha rompido com um amante e a ideia era superar essa crise. Há muitos registros de câmera de segurança do hoel e entrevistas com outros hóspedes que estavam em quartos vizinhos. Alguns familiares de Véronique também opinam

Lupin – a segunda temporada estreia hoje com um dos atores mais populares da França, Omar Sy, de 40 anos, o protagonista do carismático ladrão criado pelo escritor Maurice Leblanc em 1905. Nessa temporada, Assene Diop (Omar), fã dos livros de Arsène Lupin e mestre dos disfarces, segue seu plano de vingança contra Pellegrini (Hervé Pierre) que acusou o pai dele de roubo, injustamente. Segundo o ator, a segunda temporada é mais tensa e perigosa.

 Irmandade: série com oito episódios ( a segunda temporada já está sendo gravada) com Seu Jorge, Naruna Costa , Hermila Guedes. Uma advogada honesta enfrenta um dilema moral depois que policiais a forçam a delatar seu irmão, que está preso e lidera uma facção.

Lupin – em cinco episódios, a segunda parte da série francesa continua acompanhando a jornada de Assane Diop (Omar Sy) por vingança contra Hubert Pellegrini (Hervé Pierre). Agora, o protagonistya é um dos homens mais procurados do país e precisa pensar num palno B para se salvar.

Os mestres da fritura – é um prato cheio para quem está com o colesterol em dia: costeletas de porco, Oreos fritos, , bolinhos de siri gigantes… Daym Drops, crítico gastrinômico do YouTube, viaja pelos EUA em busca das melhores frituras de rua, em restaurantes chiques ou qualquer lugar que tenha cozinha.

Amor e anarquia – A série de oito episódios gira em torno de Sofie, uma consultora casada e mãe de dois filhos, contratada para modernizar uma antiga editora. Lá, ela conhece Max, um jovem técnico de TI, com quem começa um inesperado jogo de sedução. Os dois secretamente se desafiam a fazer coisas que questionam a vida moderna. No início, é só uma brincadeira inocente, mas os desafios vão se tornando mais ousados, e as consequências também.

Universal TV e Globoplay – Chicago: chegaram mais episódios da franquia da NBC. É um drama policial com sete temporadas e 144 episódios, de 40 minutos cada.O drama segue a Unidadde de Inteligência de Chicago P.D. que possui uma marca única de justiça para proteger a cidade que ama. Liderado pelo detetive sargento Hank Voight, a equipe combate os crimes mais hediondos da cidade – crime organizado, tráfico de drogas, assassinatos e muito mais. Com Jason Behe, Sophia Bush, Jon Seda, jesse Lee Soffer, Marina Squerciati, Patrick Flueger e Tracy Spiridakos (MacGyver).

Globoplay

O caso Evandro: a série está gerando desdobramentos judiciais. A defesa de envolvidos anunciou que entrará com novas ações, pedidno indenizações, depois da apresentação de certos elementos apresentados pela produção. São fitas que ninguém conhecia e aparecem na série.

Coyote: na série policial, Michael Chiklis (The Shield) interpreta Ben Clemens. Depois de mais de 30 anos trabalhante como agente de patrulha da fronteira dos EUA co o México, ele passa a cooperar com as pessoas que sempre tentou manter distantes de seu país.

Canal Brasil – TransMissão: no mês do Orgulho LGBTQIA+, destaque para a estreia da terceira temporada do irreverente talk show comandado por Linn da Quebrada e Jup do Bairro. Nos novos episódios, a dupla conversa com nomes como Judith Butler, Nanda Costa, Preta Gil, Babu  Santana, Zezé Motta e Jean Wyllys.

Disney+ – Loki: na série da Marvel Studios, o temperamental vilão Loki (Tom Hiddleston), irmão de Thor, retoma seu papel como o Deus da Trapaça nesta nova série da Disney+ que ocorre após os eventos de Vingadores: Ultimato. Depois de roubar as joias do Infinito, uma versão alternativa de Loki é levada para a misteriosa Autoridade de Variação Temporal (AVT), uma organização que monitora todas as ocorrências do tempo e do espaço. Eles dão a Loki uma escolha: ser apagado da existência ou ajudar a consertar a linha do tempo original, impedindo uma ameaça maior. Além de Tom Hddleston, Owen Wilson, Gugu Mbatha-RAw, Sophia di Marino, Wunmi Mosaku e Richard E.Granyt estão no elenco. Estreou na quarta-feira.


Novela

Pantanal: para quem se emocionou com a primeira versão de Pantanal pode revê-la no YouTube antes que a nova versão seja exibida na TV Globo.


LIVROS

Para o Dia dos Namorados (dicas da jornalista Cora Rónai em O Globo):

O lugar (Fósforo) – Annie Ernaux. Quando o pai da autora morre, na segunda página do livro, não há melodrama. O livro é a história desse pai, da própria Annie e da distância que se abre entre eles À medida em que ela progride nos estudos e se afasta de suas origens humildes. O pai, sério e trabalhador, tinha cuidado com as palavras e com os gestos, inseguro com seu lugar no mundo. O livro foi publicado em 1983 e Annie hoje é uma das escritoras mais reverenciadas da França.

O outono da Idade Média (Penguin): Johan Huizing. Foi escriyto há mais de cem anos. É tanto um estudo de História quanto de literatura e não é nem um pouco chato. O autor nasceu em Groningen, nos Países Baixos, em 1872. Quando tinha 35 anos, teve uma súbita rvelação sobre a cultura na sua região nos séculos XIV-Xv: ali nõ houvera um Renascimento como queriam seus colegas, mas, ao contrário, o fim de uma época. Assim nasceu o livro.

Abaixo, estão três livros da filósofa política Hannah Arendt, recém lançados no Brasil. Nascida na Alemanha, de origem judaica, ela sofreu os horrores da perseguição durante a 2ª guerra na Europa, conseguindo fugir para os EUA onde se radicou. Sua obra mostra seu esforço para entender a domensão do mal, a liberdade e como amar um mundo tão perverso. A obra de Arendt tem sido chamada para explicar os novos populismos e outros fenômenos contemporâneos. Até na CPI da Covid ela foi citada quando o Senador Alessandro Vieira (Cidadania- SE) comparou Pazuello ao oficial nazista Adolph Eichmann que não questionava ordens inspirou o conceito de “banalidade do mal”, exposto por Arendt em seu livro Eichmann em Jerusalém. Sua biógrafa sueca diz que ela não era nem de esquerda nem de direita. O objetivo dela é que as pessoas pensassem. Ela escreveu ainda 71 poemas e teve uma relação com Heidegger quando era estudante e ele, seu professor.

As três fugas de Hannah Arendt  (WMF Martins Fontes, R$ 79,90)– do norte-americano Ken Krimstein.

Arendt: entre o amor e o mal (Companhia das Letrs, R$ 64,90) – da sueca Ann Heberlein, com prefácio da historiadora Heloisa Starling.

Pensar sem corrimão ( Bazar do Tempo, R$92) – coletânea de ensaios inéditos de Hannah Arendt, escritos entre 1953 e 1975, organizada por Jerome Kohn, testamenteiro literário da filósofa política (1906-1975), ele afirma: a demanda pela obra de Hannah cresceu 3 000% nas últimas duas décadas. Esse livro fala de segregação racial e ela diz que a dessegregação começasse pelo transporte público.

Amores improváveis (Globo livros, R$49,90) – Edney Silvestre. O jornalista e escritor volta ao Brasil da virada do século XIX para o XX e  retrata a coragem das mulheres que desviaram do caminho que lhes foi traçado.É um romance histórico com muito pano de fundo ( a imigração italiana, Proclamação da República, o crescimento de São Paulo como capital econômica do país, a construção da ferrovia Madeira-Mamoré na Amazônia), mas com a paixão como motor principal. Na trama, é o desejo que faz as personagens romperem com a ordem estabelecida e assumirem as rédeas de suas vidas. É um livro sobre as mulheres que não têm saída. E o que as liberta é o desejo.

Psiconautas  (Fósforo, R$69,90) – Marcelo Leite. O autor narra suas experiências com ayahuasca quando tomou o líquido espesso, agridoce e cor de mel num ritual do Santo Daime. Em 2017, aproximou-se das substâncias psicoativas quando acompanhou, na Califórnia, como jornalista, o congresso Ciência Psicodélica, para reabilitação das drogas  psicodélicas para tramento de distúrbios como a depressão e transtornos de estresse pós-traumático (TEPT). Terminado o congresso se juntou a alguns pesquisadores e ingeriu 120 miligramas de metilnodioximetanfetamina (MDMA), o ecstasy. Ele mostra como LSD, ayahuasca, MDMA, ibogaína (extraída de uma planta da região do Gabão, na África) e psilocibina têm sido usadas para tratar distúrbios psiquiátricos e até dependência química. Estima-se que, no mundo, haja 300 milhões de deprimidos, dos quais um terço seria resistente aos antidepressivos. Universidades do mundo inteiro pesquisam os psicodélicos.

Carnaval – ritual (Cobogó) – no  livro o professor  Maurício Barros de Castro contextualiza a série de fotos “Carnaval” (1972-76) que o artista plástico Carlos Vergara produziu sobre o bloco Cacique de Ramos durante a ditadura militar. O bloco que, na folia de 2020, sofreu cancelamento, traz ensinamento político poderoso. “É uma organização horizontal onde todos são caciques”, diz Vergara.

Sangue revolto – (Rocco, R$ 99,90) –  Robert Galbraith. É o pseudônimo de J.K.Rowling, criadora de Harry Potter&Cia. O livro é quinta aventura do Cormoran Strike e Robin Ellacott, sócios numa agência de detetives particulares. Ele é veterano, bme respeitado no meio; ela é novinha, competente, um futuro brilhante. Desta vez investigam um assassinato ocorrido há 40 anos. E, claro, conseguem desvendar, mas o livro reserva uma surpresinha básica ao final com resolução coerentes, após pistas falsas e personagens suspeitos. Recebeu o Prêmio Book Award de 2020, na categoria Crime e Ficção.

A África e os africanos na História e nos mitos ( Nova Fronteira, R$ 49,90) – Alberto da Costa e Silva. Um dos maiores especialistas brasileiros em África, o premiado escritore acadêmico reúne em seu novo livro fragmentos de histórias orais, documentos de viajantes e estudiosos e relatos de sua própria experiência para apresentar ao leitor um amplo retrato do continente e suas profundas ligações com o Brasil.

A história do senhor Sommer (34 –R$ 58) – Patrick Süskind. O autor do best-seller O Perfume narra com bom humor, no interior da Alemanha após a Segunda Guerra, a formação de um jovem cuja vida é marcada pela presença de um andarilho. As belas ilustrações do consagrado Sempé (criador de O pequeno Nicolau) são uma atração à parte na edição.

Extraterrestre (Intrínseca, R$49,90) – Avi Loeb. A partir de um evento, em 2017 – a passagem de um objeto estranho pelo Sistema Solar – o astrônomo israelense se propõe a investigar a possibilidade concreta da existência de uma inteligência extraterrestre. E tenta derrubar conceitos que nos impedem de acreditar na possibilidade de não sermos os únicos habitantes do Universo.


PODCAST

Não inviabilize – desde março do ano passado  conquistou ouvintes com relatos que são puro suco da vida real, mas que poderiam ter saído de uma crônica de Nelson Rodrigues. Histórias como mulher que engravidou do cunhado (já foi ao ar) ou avó que dá conselhos para o neto, sistematicamente,  traído .Esse é o podcast da psicóloga Andréia Freitas, 46 anos (conhecida como Déia). São histórias verídicas, algumas de amor, outras de casos sobrenaturais, mas, em sua maioria, de traições, golpes, brigas de família ou barracos em geral. Já foram nove milhões de plays em todos os tocadores (Spotify, Deezer, Apple, etc). No Spotify, semana passada, o “Não inviabilize” era o 13º podcast mais ouvido do Brasil e o primeiro de ficção. Ela divide histórias em quadros temáticos e ao mais famososo deles é o “Picolé de limão” com as confusões. O apelido de Andréia desde criança: “Fofocão”.


MÚSICA

João Gilberto eterno – nome do novo álbum de nosso João Gilberto – que completaria 90 anos, ontem –  e que estará em todas as plataformas digitais a partir da próxima quarta-feira (16/6) e também em CD no Japão.  A realização é de produtores do Brasil – do músico e arranjador Mário Adnet – e do Japão (o amor de João Gilberto no século XXI) – Shigeki Miyata, responsável por três viagens àquele país de João, a quem ele considera um deus. Entre os participantes estão Mônica Salmaso e Guinga (“Chega de saudade”), Moreno Veloso (“Bim Bom”), Jean Charnaux (“Um abraço do Bonfá”), João Donato e Antonio Adnet (“Minha saudade”), Rosa Passos (“Doralice”), Leila Pinheiro (“Você e eu”) e Joyce Moreno (“Estate”). Os japoneses são Lisa Ono (“Valsa de despedida”), Febian Reza Pane (“Bebel”), Goro Ito (“João Marcelo”) e Mika Stolzman, com seu marido, o americano Richard Stolzman (“All of me”). O conjunto de 15 faixas concilia standards do repertório do inventor da bossa nova com músicas não tão conhecidas. João morreu em 6 de julho de 2019. No álbum também há sambas antigos que foram reinventados pelo baiano. É o caso de “Izaura” (Herivelto Martins e Roberto Riberti) com Mario e Antonia Adnet , recriando o duo feito por João e Miúcha em 1973. “Izaura” encerrou o disco João Gilberto, conhecido como o “álbum branco do artista”. À época, não causou grande impacto, mas se tornou aos poucos o disco mais cultuado de João. São dez faixas de voz e violão, com algumas intervenções do baterista americano Sonny Carr. Chega agora às plataformas digitais, também celebrando os 90 anos de João.

Na Rádio Batuta, do Instituto Moreira Salles, estão disponibilizados, digitalmente, registros históricos e inéditos do pai da bossa nova entre 1959 e 1960, feitos por Carlos Coqueijo, amigo do músico.  Breve, haverá uma série de TV em homenagem ao cantor e à bossa nova, “Do som à arte”, com 13 programas de 25 minutos cada, que vão ao ar nos próximos meses no canal Music Box, trazendo entrevistas com mais de 70 artistas, jornalistas e pesquisadores (alguns deles, do Japão) e é conduzida por Sofia –  neta de João e filha de João Marcelo –  que, aos 5 anos e meio, já demonstra pendores jornalísticos e musicais – e compôs e cantou a música da vinheta de abertura do programa, produzido por sua mãe, Adriana Magalhães Hoineff. Desde ontem, está no Instagram (@sofia_gilberto_oliveira) uma nova gravação dela cantando “Dorme, passarinho”, que João Gilberto compôs com a neta pouco antes de sua morte. Em outubro, a Companhia das Letras lança a biografia de Joãpo que o amigo, pesquisador e jornalista Zuza Homem de Melo deixou pronta pouco antes de morrer, em outubro passado.

Marisa Montecom o lançamento nas plataformas digitais de “Calma”, a cantora Marisa Monte encerrou uma espera de 10 anos de seus fãs: essa é a primeira faixa de “Portas”, álbum de inéditas que sai no dia 1º de julho, aniversário da cantora, sucedendo “O que você quer saber de verdade”, CD que chegou às lojas de disco (ainda existiam!) em outubro de 2011. A música “Calma” é soul leve, mas tenso e um tanto melancólico, com pouco mais de três minutos de duração. A música tem parceria com Chico Brown, filho de Carlinhos e neto de Chico Buarque. Gravada entre outubro de 2020 e abril de 2021 no Rio e em Nova York, a canção conta com um mix de músicos americanos (como o baterista  do novo jazz Kassa Overall e o baixista Melvin Gibbs, velho colaborador de Arto Lidsay com quem Marisa fez diversos álbuns, inclusive o próximo, “Portas”).

Roberta Sá – já está nas plataformas digitais, o disco Sambas e Bossas, da cantora, após 17 anos. E ganhou também uma versão em vinil. Entre as canções do repertório estão standards como Alegria (Cartola), O sol nascerá (Cartola e Elton Medeiros), Falsa baiana ( Geraldo Pereira), Chega de saudade (Tom Jobim e Vinicius de Moraes) e A flor e o espinho (Nelson Cavaquinho, Alcides Caminha e Guilherme de Brito), Fica melhor assim (Zé Renato e Xico Chaves) e Essa moça tá diferente, de Chico Buarquee, que na época estava muito  estourada com o Bossacucanova. Na época, Roberta tinha 23 anos.

23º Festival Amazonas de Ópera – Três minutos de sol, ópera do paulistano Leonardo Martinelli abriu o festival, um dos mais conceituados do gênero, e que segue até o dia 20 com programação diária, virtual e gratuita, em transmissão pelo YouTube (/festivalamazonasdeoperafao)e Facebook(/culturadoam) . O FAO em edição 100% digital terá três óperas e seis concertos inéditos criados por brasileiros da nova geração. As três óperas serão apresentadas sempre aos domingos falam, indiretamente sobre a Covid-19 . O Corvo, dia 13 de junho , de Eduardo Frigatti, aborda o luto. Moto-contínuo, de  Piero Schlochauer , dia 20 de junho, tem a ciência como foco. As óperas terão cerca de meia hora; os concertos, 15 minutos e os recitais, de 25 minutos a 1h25. O roteiro completo está em www.fao.teatroamazonas.com.br/ e a programação conta ainda com webinars, masterclasses transmitidas ao vivi e uma série de curtas educacionais.


LIVES

Hoje

19hs – Cezzinha: o cantor faz a live Dia dos Namorados na Lua em seu canal do YouTube. Com apresentação de Dani Monteiro, a live tem como convidados Paulinho do Acordeon,  Petrúcio Amorim, Nena Queiroga, Gui Menezes, Bia Villa-Chan e Terezinha do Acordeon.

21hs  Trio NordestinoLuiz Mário (triângulo e voz), Jonas Santana (zabumba) e Tom Silva (sanfona), apresentam canções do disco “Canta Gilberto Gil”, lançado em 2020 pela Biscoito Fino. YouTube (/teatroclarorio) e no canal 500 da Claro TV. Grátis.

Sábado

12h30 – Banda Sentimentos: com a dupla brega queridinha pernambucana, formada por Ellyson Marques e Ziane Martins interpretam músicas como Clichê Onde estás?, em parceria com MC Tocha. TV Jornal e redes sociais.

18hs – Banda O Disco: faz live do Dia dos Namorados diretamente do canal do YouTube do residencial Le Parc, em Boa Viagem, na Grande Recife. A banda apresenta sucesso do grupo Roupa Nova.

19h – Diogo Nogueira no show na live dos Dia dos Namorados/ Clássicos Cabaré diretamente do palco do Teatro Municipal de Niterói.youtube.com/diogonogueiraoficial

19 hs – André Mehmari Trio formado por André Mehmari (piano), Neymar Dias (contrabaixo) e Sérgio Reze (bateria) na Série Sala Jazz, fará a primeira apresentação ao vivo desde fevereiro de 2020, na  Sala Cecília Meireles. A apresentação do Dia dos Namorados será um espetáculo suave e intimista e na maravilhosa acústica da Sala Cecília Meireles, uma das melhores do mundo, segundo o trio. Será presencial + YouTube da Sala e TV Alerj (NET Canal 12  e UHF 10.2)Ingressos: R$ 40,00 e R$ 20,00 na bilheteria da Sala. Link para compra pela internet: https://bileto.sympla.com.br/event/67789/d/99241.

 PROGRAMA: André Mehmari – Música para Uns Tempos de Cólera, Waldir, Veredas, Sarabanda para um Ano Novo, Margaridinha, Lachrimae ; Capiba – A Mesma Rosa Amarela; Monsueto –  Me Deixe em Paz; Lô e Márcio Borges – Um girassol da cor do teu vestido; Ernesto Nazareth – Brejeiro / Escovado.

ANDRÉ MEHMARI – O músico niteroiense, 44 anos, é pianista, arranjador e compositor e considerado pela crítica “um artista singular de imaginação vibrante e generosa” tanto na área erudita com na popular.  Criou duos expressivos com músicos como Hamilton de Holanda, Maria Bethânia e Mônica Salmaso, entre outros. Apresentou-se em diversos países de todos os continentes.

19h30 – João Bosco – o cantor e compositor apresenta seus maiores sucessos em live de dia dos namorados com transmissão ao vivo do palco do Teatro Rival. YouTube (/teatrorivalrefit). Grátis (doações pelo Sympla).

20hs – Fábio Jr. Aos 67 anos, o cantor repete a live do ano passado do Dia dos Namorados. O cantor passeia por seus maiores hits, como “Caça e caçador”, “O que é que há”, “Alma gêmea” e “Senta aqui”. YouTube (/usereserva). Grátis.

20hs – Nando Reis e Sebastião Reis: pai e filho fazem live do Dia dos Namorados com voz e violão com hits como “Relicário”, “O segundo sol” e “Os cegos do castelo”. A abertura  do show é pelas bandas Colony e Capela. No canal de Nando Reis do YouTube (/nandoreis) e no Multishow. Grátis.

20hs – Maiara & Fernando Zor. O casal de namorados formado pela cantora, da dupla Maiara e Maraísa, e pelo cantor, da dupla Fernando e Sorocaba, fazem live especial de dia dos namorados com sucessos dos dois e outras canções. YouTube (/maiaramaraisaoficial). Grátis. Diretamente de Goiânia.

21hs – Leila Pinheiro: na live “Vem namorar comigo”, a cantora se dedica a um repertório romântico, interpretando músicas como “Cavalgada”, “Todo azul do mar”, “O amor nascer”, “Saudade louca” e “Vambora”, entre outras surpresas. YouTube (/leilapinheirooficial). Grátis (doações pelo Sympla ou pelo pix show@leilapinheiro.com.br).

21hs – Geraldo Azevedo: em show de voz e violão, o pernambucano interpreta sucessos como “Táxi lunar”, “Bicho de Sete Cabeças” e “Caravana”, além de canções do seu último álbum, “Arraiá de Geraldo Azevedo”, lançado em 2020.  YouTube (/teatroclarorio) e no canal 500 da Claro TV. Grátis.

21h30 – Pato Fu: em live intimista, Fernanda Takai e John Ulhoa vão passear pelo repertório da banda mineira, tocando ao menos uma música de cada disco lançado por eles.Na plataforma #CulturaEmCasa. Grátis.

22h – The Valentine’s Show com DJ Zé Pedro (o show do Dia dos Namorados) / No eventim.

Domingo

15hs – Tia Suricaa portelense faz live de lançamento do seu disco “Conforme eu sou”, com participação de Cristina Buarque e Áurea Maria. YouTube (/tiasuricaoficial). Grátis.

17h – Orquestra Sinfônica Heliópolis e Rafael Cesário, Violoncelo/  institutobaccarelli.org.br/inscricao-eventos

18 hs –Globoplay Multishow:  live de Gilberto Gil com músicas de festa junina de seu repertório, no dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro. Participação especial da campeã do BBB21, Juliette, cantando com Gil, Esperando na janela. Com Bem Gil (guitarras), Jose Gil (percussão), Nara Gil (vocal), Jorginho Gomes (zabumba) e Mestrinho (sanfona), o cantor e compositor faz seu tradicional arraiá de São João, com transmissão ao vivo do palco da Cidade das Artes. Grátis (mediante cadastro no aplicativo da Globoplay).

19hs – Raiz do Sanaa banda de forró comemora 23 anos de carreira com um show que mistura xotes, xaxados, maracatus e baiões com outros ritmos, como rock, salsa, samba e soul. YouTube (/teatroclarorio) e no canal 500 da Claro TV. Grátis.

19h30 – Áurea Martins: com repertório de samba e choro, a cantora comemora 81 anos de idade com show no palco do Teatro Rival, acompanhada de Magno Júlio (percussão), Marlon Júlio (violão 7 cordas) e Maycon Júlio (bandolim) – o Trio Júlio.YouTube (/teatrorivalrefit). Grátis.


TEATRO

Hoje

21 hs  Pele: a performance solo de Daniela Carmona segue os passos de uma mulher que perdeu a própria pele e trafega pelo mundo num estado de hipersensibilidade, sem saber onde termina sua existência física. A apresentação ao vivo acontece hoje, e fica disponível no YouTube (danielacarmonaarte) até 2 de julho.

19 hs – Partida: de sexta a domingo, é a estreia da semana. O tema é sobre duas atrizes, interpretadas por Inez Vianna e Denise Stutz que, na plateia, tentam criar uma peça teatral sobre uma mulher de 74 anos que, ao assistir ao espetáculo, Partido, adaptação de peça de Italo Calvino, escreve uma carta ao amante 30 anos mais jovem, rompendo a relação. Mas a carta nunca foi entregue. No canal do Sesc Rio do YouTube, gratuito. Até 27 de junho.

Angustia-me: texto: Julia Spadaccini e Marcia Brasil; direção: Alexandre Mello. Com Fábio Ventura, Leandro Baumgratz, Maria Adélia, Noemia Oliveira, Raquel Rocha e Rogério Garcia.A comédia dramática mergulha nas angústias de seis pessoas em situações inusitadas. O espetáculo segue disponível gratuitamente no Youtube com ingressos retirados pelo Sympla. Até 30 de junho.

Ela e eu – Vesperal com chuva: com Suely Franco. É o primeiro monólogo da atriz, inspirado em um conto de Lúcia Benedetti e se concentra nas memórias de uma senhora sobre fatos corriqueiros da infância, amores do passado, decepções e sonhos que ficaram para trás. A montagem pode ser vista em qualquer horário até julho, A partir de R$ 20, por meio da plataforma Funarj Em Casa. 45 minutos. Até 22 de julho.

17hs – Fragmento de um sorriso: texto: livremente inspirado em entrevistas de Elisa Lucinda. Direção: João Artigos. Com Vilma Melo. O monólogo reflete sobre a expressão “quase