ONG norte-americana aposta em jornalismo local


20/02/2019


Preocupada com a crise que levou ao fechamento de centenas de iniciativas focadas em jornalismo regional nos Estados Unidos nos últimos anos, a John S. and James L. Knight Foundation anunciou que investirá US$ 300 milhões em projetos neste segmento nos próximos cinco anos.

O objetivo, justifica a instituição, é colaborar na construção do futuro das notícias e informações locais, essenciais para o funcionamento da democracia. A Fundação também fez um apelo para que outras instituições e indivíduos participem da iniciativa para reconstruir a confiança e fortalecer a sustentabilidade do jornalismo, “uma instituição democrática essencial, começando pelo nível local”. As verbas serão destinadas a diversos programas que apoiam iniciativas específicas em diferentes áreas do jornalismo.

 

Os primeiros investimentos serão voltados para organizações que buscam apoio extra e constroem novos modelos de negócios, fortalecem o jornalismo investigativo, protegem a liberdade de imprensa, promovendo a educação midiática e conectando-se com a audiência através do engajamento cívico e da tecnologia.

 

“Sem receita, você não paga repórteres. Sem repórteres, você não pode produz notícias confiáveis ??sobre o que está acontecendo em sua cidade. Sem essa notícia confiável, você não consegue descobrir como administrar o governo local. Estamos ajudando a reconstruir um ecossistema de notícias local, confiável e sustentável, e estamos fazendo isso de uma maneira que qualquer um que se importe possa participar”, ressaltou Alberto Ibargüen, presidente da Knight Foundation.

 

Vice-presidente para jornalismo da instituição, Jennifer Preston também destacou a importância da imprensa para a democracia. “Notícias e informações confiáveis são essenciais para que as pessoas façam a democracia funcionar.”

 

Fonte: Portal Imprensa