Agence France Press fará
fact-checking no Brasil


28/05/2018


A agência vai começar a verificar notícias compartilhadas no Facebook a partir de junho.

A parceria entre a plataforma e agência de notícias atuará também na Colômbia e no México. Os parceiros da rede social também checarão fatos em fotos e vídeos no futuro. No Brasil, a ação de fact-checking do Facebook foi lançada na semana passada e já está em andamento com as agencias Aos Fatos e Lupa. A associação entre a plataforma e agência de notícias atuará também na Colômbia e no México.

No modelo do programa, as notícias identificadas pelos veículos jornalísticos como falsas perdem relevância no algoritmo da rede social e passam a ser exibidas para menos usuários quando são compartilhadas. As agências são acionadas quando usuários marcam algum conteúdo como falso em seu feed de notícias.

Caso os jornalistas confirmem que não há fatos que sustentem a notícia, o Facebook reduz a distribuição orgânica do conteúdo e impede que os posts sejam impulsionados. O sistema também alerta os usuários que desejam compartilhar a postagem de que o conteúdo foi contestado por jornalistas.