Verissimo e Audálio Dantas ganham o prêmio máximo do Jabuti 2013


Por Igor Waltz

14/11/2013


Capa Dialogos impossiveis.ai vlado

O volume de crônicas “Diálogos Impossíveis”, de Luis Fernando Verissimo, publicado pela Editora Objetiva, e o livro-reportagem “As Duas Guerras de Vlado Herzog”, de Audálio Dantas, lançado pela Civilização Brasileira, foram os grandes vencedores da 55ª edição do Prêmio Jabuti. As obras foram eleitas, respectivamente, o Livro do Ano de Ficção e o Livro do Ano de Não-ficção.

O resultado foi anunciado na noite desta quarta-feira, 13 de novembro, em cerimônia na Sala São Paulo. Cada autor recebeu o troféu Jabuti Dourado e o valor R$ 35 mil pelo prêmio de Livro do Ano. Veríssimo e Dantas foram eleitos por um júri formado por 650 associados da Câmara Brasileira do Livro – CBL, organizadora do prêmio.

Audálio Dantas passou um ano e meio escrevendo a obra sobre o assassinato do jornalista Vladimir Herzog “e outros 30 anos vivendo essa história”. “Tinha consciência que meu trabalho era importante e com boas condições de concorrer ao grande prêmio. Mas também sabia que estavam na disputa outras obras muito interessantes e de grande importância, como a biografia de Marighella, do colega Mário Magalhães, mas tinha um fundo de esperança e fiquei muito feliz com a conquista”, disse Audálio.

Lucia Riff, agente literária de Luis Fernando Verissimo e Mauro Ventura, editor da Objetiva, receberam o Prêmio em nome do vencedor do Livro do Ano de Ficção. Karine Pansa, presidente da Câmara Brasileira do Livro – CBL, ficou bastante satisfeita com o Prêmio Jabuti deste ano. “Tivemos muitas revelações neste Jabuti 2013 e editoras que nunca haviam conquistado o prêmio, foram vitoriosas nesta noite”, afirmou Karine.

Durante a cerimônia também foram entregues os prêmios dos outros 27 autores ganhadores do Jabuti das outras categorias como melhor Romance, Contos e Crônicas, Infantil e Juvenil; Reportagem e Teoria Crítica e Literária. Os nomes dos vencedores foram anunciados no dia 17 de outubro.