2ª Semana Nacional de Jornalismo da ABI debateu os 60 anos do golpe de 1964


Para marcar os 60 anos do golpe civil-militar de 1964, a Associação Brasileira de Imprensa, em parceria com cinco universidades públicas do país, realizou a II Semana Nacional de Jornalismo ABI, de 1 a 5 de abril, em Juiz de Fora, Natal, São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro.

O evento 60 Anos do Golpe – 1964/2024, uma iniciativa da Comissão de Educação da ABI, contou com a participação não só de jornalistas que viveram o golpe e lutaram contra a ditadura, como também de professores universitários, historiadores, pesquisadores e políticos de cinco estados – MG, RN, SP, DF e RJ.

A abertura foi no dia 1º de abril, dia do golpe, no Auditório das Pró-Reitorias da Universidade Federal de Juiz de Fora, com o apoio da Faculdade de Comunicação – Facom. Sob a mediação do jornalista Xico Teixeira, estavam presentes os debatedores Aníbal Pinho, Christina Musse, Helena da Motta, José Luiz Ribeiro e Pedro Paulo Taucci.

Juiz de Fora/UFJF

No dia 2, no Auditório 1 do Decom da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal, o Departamento de Comunicação da UFRGN sediou o debate entre Ceiça Fraga, Jana Sá, Juan Almeida e Marcos Guerra, com a mediação da professora de Comunicação, Mônica Mourão.

Natal/UFRGN

Dia 3, no Auditório Freitas Nobre, foi a vez da Universidade de São Paulo. O Departamento de Jornalismo e Editoração – CJE da Escola de Comunicação e Artes da USP realizou o debate entre Alice Mitika, Luiz Antonio Dias, Maria Aparecida de Aquino e Tonico Ferreira, com mediação do jornalista Laurindo Leal Filho (Lalo).

São Paulo/USP

Na quinta-feira, dia 4, no Auditório 111 (11º andar) do Campus Maracanã da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, a Faculdade de Comunicação Social – FCS recebeu os debatedores Chico Otávio, Andrea Queiroz, Gulnar Azevedo e Silva, Luiz Roberto Tenório e Rejane Nogueira, sob a mediação da jornalista Patrícia Miranda.

Rio de Janeiro/ UERJ

No dia 5, no Auditório Pompeu de Souza, a Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília – UnB sediou o debate entre Aylê-Selassié Quintão, Hélio Doyle, Fernando Oliveira Paulino, Mariana Ferreira Lopes e Moacyr Oliveira Filho (Moa), com a mediação do jornalista Armando Rollemberg. A Mesa foi aberta pela professora Dione Moura, diretora da Faculdade de Comunicação da UnB.

Brasília/UnB

Também no dia 5, no Auditório da ABI, foram realizadas as duas mesas de encerramento da II Semana Nacional de Jornalismo ABI. Na primeira mesa, os debatedores foram Ana Arruda Callado, Bárbara Goulart, Fichel Davit Chargel, Ivan Cavalcanti Proença e Rafael Maul, com a mediação da jornalista Erika Werneck.

Rio de Janeiro/ABI

Na segunda mesa, foi a vez dos debatedores Carlos Vainer, Octávio Costa, presidente da ABI, Milton Temer e Antonio do Amaral Serra, sob a mediação do jornalista e presidente da Comissão de Educação da ABI, Vitor Iorio.

Rio de Janeiro/ABI

Todas as mesas de debates podem ser vistas na íntegra no canal ABITV do YouTube, onde foram transmitidas ao vivo.

Veja a matéria do Jornal de Band desta sexta-feira (5)