25 de outubro: Dia Nacional da Democracia


25/10/2022


Hoje é o Dia Nacional da Democracia. A data lembra o dia do assassinato do jornalista Vladimir Herzog, torturado e morto no DOI-CODI do II Exército, em São Paulo, em 1975. Sua morte virou um  marco na luta pela reredemocratização do Brasil. A Corte Interamericana de Direitos Humanos condenou o Estado brasileiro responsável por não investigar as circunstâncias de seu assassinato.

“Quando perdemos a capacidade de nos indignar com as atrocidades sofridas por outros, perdemos também o direito de nos considerarmos seres humanos civilizados.” A reflexão é de Vladimir Herzog.

“Quando o Vladimir Herzog foi assassinado pela ditadura militar, em São Paulo, houve um momento de ruptura na sociedade brasileira. A partir dali, as pessoas não só se organizaram contra a ditadura, mas começaram a se organizar pela redemocratização do Brasil”, avalia a historiadora Heloísa Starling, professora da UFMG.

A centenária ABI, no momento em que a democracia volta a ser ameaçada no Brasil, reafirma seu histórico compromisso com defesa da democracia, do estado democrático de direito e dos direitos humanos.

Tortura Nunca Mais!

Democracia Sempre!

Vladimir Herzog Presente!