13% da população mundial paga por notícias online


09/08/2017


Uma pesquisa realizada pelo Reuters Institute apontou que 13% dos 70 mil entrevistados afirmaram pagar por noticias online em 2016. O Digital News Report 2017 ouviu consumidores de 36 países dos cinco continentes.

No Brasil, o estudo estima que 68% da população tenha acesso à internet, mas o número é inflado pela penetração da web em centros urbanos e onde há maior poder aquisitivo. O número de 22% de brasileiros que pagam por conteúdo jornalístico online permaneceu o mesmo da pesquisa de 2015. Uma novidade é que agora o acesso de notícias por meio de smartphones é maior do que por desktops. O investimento em publicidade na internet cresceu 26% no país e 115% em comerciais veiculados em vídeos – a baixa adesão a ad-blockers (17%) facilita a estratégia.

A adoção de paywall por parte de veículos de comunicação pode explicar a diminuição do compartilhamento de notícias noFacebook entre brasileiros. A rede social perdeu espaço para o WhatsApp nessa área.