Trabalho na periferia de Conselheiro da ABI é premiado pelo Ministério das Cidades


18/01/2024


O jornalista Wellington Frazão, coordenador da mídia comunitária Periferia em Foco, do bairro da Cabanagem, em Belém, e membro do Conselho Deliberativo da ABI, foi um dos agraciados com o Prêmio Periferia Viva, da Secretaria Nacional de Periferias do Ministério das Cidades, que na sua primeira edição buscou reconhecer, valorizar, potencializar e premiar iniciativas protagonizadas pela população que vive nas periferias, contribuindo para a redução das desigualdades, a qualificação e a transformação dos territórios periféricos, bem como para o exercício da participação e inserção social.

A entrega do prêmio foi na Universidade de Brasília (UNB), no último dia 13 de dezembro. Dos 54 projetos de todo o Brasil, sete são da região Norte, iniciativa coordenada por Wellington Frazão, que obteve o primeiro lugar da região.

Durante o evento de premiação, foi lançado o Mapa das Periferias, que sistematizará dados sobre favelas e comunidades urbanas no Brasil, com o objetivo de embasar políticas públicas para as periferias.

A versão inicial do Mapa das Periferias já está disponível para consulta no site https://mapadasperiferias.cidades.gov.brmi

Para Wellington Frazão, o “Comunicador da Amazônia”, o prêmio é uma virada de chave no trabalho “que sempre foi nós por nós”. Com esse recurso será possível profissionalizar o trabalho e expandir outras frentes de atuação com o Instituto Periferia em Foco, neste ano de 2024, tendo a comunicação comunitária na Amazônia Paraense como base e referência.

Além de jornalista e mestrando em comunicação pela Universidade Federal do Pará, Frazão é também um dos escritores do livro Novos Rumos da Comunicação Comunitária no Brasil, onde contextualiza experiências de comunicação popular na região. E desde abril de 2023, é colunista do Jornal Amazônia.