Operação Condor: série faz análise econômica de regimes militares na América Latina


19/01/2024


A Série de TV OPERAÇÃO CONDOR, composta de 7 (sete) episódios, será a primeira série de televisão latino-americana a revelar com riqueza de detalhes o que foi esse pacto criminal e aliança política-militar-empresarial entre os países: Chile, Brasil, Argentina, Bolívia, Peru, Paraguai e Uruguai; que pactuaram a Operação Condor com o apoio logístico e financeiro dos Estados Unidos da América, e que teve conexões com a Europa.

A Operação Condor interligou seus aparatos repressivos para realizar operações nos territórios dos países, numa busca conjunta para prender, torturar, assassinar e desaparecer pessoas, que eram contrárias aos regimes militares do cone sul. As pessoas eram presas e entregues aos governos estrangeiros, e tudo isso era feito à margem da lei. Não havia processo de expulsão, deportação ou extradição. Sem qualquer formalização legal, elas eram submetidas a prisões ilegais, torturas, assassinatos e desaparecimentos forçados.

No último episódio da Série Operação Condor, que será o 7º, será abordado a conexão com a Europa, intitulado: Peru – Conexão Europa, que não ficou restrita apenas aos países da América Latina, teve atuação para além das fronteiras.

Quem era o governo na época? Como foi possível passar por tantos países e aparecer assassinada em um apartamento em Madri? Quantos países se conectaram: Peru, Argentina, Bolívia, Brasil e Espanha. Essas e outras perguntas serão abordadas na Série Operação Condor, no 7º episódio vai abordar a Europa e a Operação Condor.

Belluzzo, aceitou o convite de Cleonildo Cruz, para fazer a análise econômica dos regimes militares que compuseram a Operação Condor. “Estou muito feliz com o aceite do economista Luiz Gonzaga Belluzzo. Até brinco! De economista a cineasta! Ter Belluzzo no projeto, é dar consistência, entendermos para além dos aspectos históricos, políticos, e irmos além, para os econômicos de quem financiou. Quem era o mercado financeiro na época que deu apoio aos países do Brasil, Chile, Argentina, Bolívia, Peru, Uruguai e Paraguai. Quais empresas transnacionais que aportaram volumes gigantescos, colossais e dólares, para legitimar e apoiar essas sangrentas ditaduras militares na nossa América Latina? Belluzzo vai nos conduzir pelos 7 episódios, cada país será um: Chile, Brasil, Argentina, Bolívia, Peru, Paraguai e Uruguai”, afirma Cruz.

Vamos abordar o assassinato de Pablo Neruda pela ditadura militar chilena. “O documentário “Operação Condor, verdade inconclusa”, é 1h15min, com a série teremos maior tempo para detalhar, onde cada país será um episódio, que envolveu 7 dos principais países da América do Sul: Chile, Brasil, Argentina, Bolívia, Peru, Uruguai e Paraguai. Pablo Neruda foi o inimigo número um do regime militar no Chile. “Neruda é muito importante na minha vida. Conheço sua poesia e sua biografia. Estou decantando muitas coisas e escrevendo, mas tenho plena certeza de que tudo vai dar certo. O assassinato de Pablo Neruda, 12 dias depois do golpe no Chile, é muito estranho. A Operação Condor matou Orlando Letelier e Carlos Prats”, diz Cleonildo Cruz.

No dia 23 de setembro 2023, marcou o 50º aniversário assassinato do poeta Pablo Neruda, 12 dias depois o golpe militar no Chile, em 11 de setembro de 1973, liderado por Pinochet que derrubou de Salvador Allende. Neruda foi envenenado com Clostridium botulinum, a bactéria que causou sua morte em 1973, conforme foi declarado em 13 de fevereiro de 2023, em Santiago do Chile, por uma junta de cientistas convidados para formar o Terceiro Painel.

Cleonildo Cruz, viajou até Santiago do Chile, em abril, esteve com Maria Fernanda Garcia Iribarren, Diretora Executiva do Museu de Memória e Direitos Humanos, e a Chefe da Área de Coleções e Investigações, Maria Luisa Ortiz Rojas, obteve o patrocínio para Série de TV Operação Condor. “É muito importante receber o apoio institucional do maior Museu de Direitos Humanos da América Latina, para realizar esta Série de TV inédita.

A Série de TV OPERAÇÃO CONDOR terá 7 (sete) episódios, que começa a ser rodada já em fevereiro de 2024.
• 1º EPISÓDIO: CHILE – PABLO NERUDA;
• 2º EPISODIO: BRASIL – MEMÓRIA, VERDADE E JUSTIÇA;
• 3º EPISÓDIO: ARGENTINA – EXPLOSÕES DE CARROS;
• 4º EPISÓDIO: URUGUAI – VOOS DA MORTE;
• 5º EPISÓDIO: PARAGUAI – OSSADAS DE DESAPARECIDOS;
• 6º EPISÓDIO: BOLIVIA – DESAPARECIMENTOS FORÇADOS DE PESSOAS;
• 7º EPISÓDIO: PERU – CONEXÃO EUROPA.