ONU celebra Dia Mundial do Meio Ambiente com foco na restauração de terras


05/06/2024


As Nações Unidas celebram o Dia Mundial do Meio Ambiente neste 5 de junho com o tema “restauração de terras, desertificação e resiliência à seca”. De acordo com a Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação, até 40% das terras do planeta estão degradadas, afetando diretamente metade da população mundial.

O número e a duração das secas aumentaram em 29% desde 2000 e, sem uma ação urgente, as secas podem afetar mais de três quartos da população mundial até 2050.

Semana do Meio Ambiente começa de luto

Por Zilda Ferreira, coordenadora da Comissão de Meio Ambiente da ABI

Luto e luta. Assim começa a Semana do Meio Ambiente nesta segunda, 3 de junho. Luto pela natureza destruída do Monte Caburaí, em Roraima, ao Arroio do Chuí, no Rio Grande do Sul. Essa destruição, que se intensificou no governo Bolsonaro, está levando parte de nós, irmãos de todas as regiões do Brasil, principalmente povos originários da região Norte (em sua maioria crianças) e mais recentemente da região Sul, com as enchentes. Além disso, estão sendo exauridas nossas riquezas, como os minérios, e nossos ativos ambientais, como a água, deixando crateras e solos danificados. A Mãe Terra ferida de morte.

Essa segunda-feira (3) é o Dia Nacional da Educação Ambiental! A data foi instituída pela Lei nº 12.633, de 14 de maio de 2012, assinada pela presidenta Dilma Rousseff. O objetivo é lembrar a necessidade de fortalecer políticas e práticas educativas para a conservação socioambiental e a construção de sociedades sustentáveis.

A luta pode recomeçar dia 4, na comemoração dos 25 anos da PNEA (Política Nacional de Educação Ambiental), criada pela Lei 9.795/1999, regulamentada pelo Decreto 4.281/2002 e implantada no primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (primeira gestão de Marina Silva no Ministério do Meio Ambiente). O local escolhido é o plenário do Senado Federal, em Brasília, com a presença de ministros e parlamentares.

O seminário para debater os 25 anos da PNEA acontece no Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, no Auditório Petrônio Portella, com a presença de representantes de toda a sociedade civil e dos membros do Comitê Assessor do Órgão Gestor MEC/MMA. Esse comitê é composto pelo IBAMA e entidades de classe, como centrais sindicais e federações patronais, SBPC, OAB e Associação Brasileira de Imprensa.

Formam ainda o Comitê Assessor, entre outras entidades: Comissões Interinstitucionais Estaduais de Educação Ambiental, Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente, Conselho Nacional de Meio Ambiente, Conselho Nacional de Educação, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, Associação de Entidades Estaduais de Meio Ambiente, Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais.

“A realidade pinta naturezas-mortas. As catástrofes são chamadas de naturais, como se a natureza fosse o verdugo e não a vítima, enquanto o clima fica louco de pedra e nós também. Hoje é o Dia do Meio Ambiente. Um bom dia para celebrar a nova Constituição do Equador, que no ano de 2008, pela primeira vez na história do mundo, reconheceu a natureza como sujeito de direito. Parece estranho que a natureza tenha direitos, como se fosse pessoa. E ao mesmo tempo parece a coisa mais normal que as grandes empresas dos Estados Unidos tenham direitos humanos. E têm, por decisão da Suprema Corte de Justiça, desde 1886. Se a natureza fosse um banco, já teria sido salva.”

(Eduardo Galeano em ‘Os Filhos dos Dias’)