ABI solidária ao MST pela tragédia em acampamento


10/12/2023


No Dia Internacional dos Direitos Humanos uma tragédia no acampamento dos lutadores dos direitos humanos à terra, à moradia, a alimentação saudável e a vida plena!

O Acampamento Terra e Liberdade, em Parauapebas, sudeste do Pará, sofreu na noite de sábado (09) uma tragédia devido a uma ação provocada no momento de instalação da fiação de internet pela empresa G5 Internet.

As famílias organizada no acampamento Terra e Liberdade chegaram a falar com funcionários da empresa, alertando as condições em que estavam realizando o trabalho e sobre ao horário avançado para realizar tal procedimento, porém os operadores seguiram com a instalação.

Por volta das 20h, houve um erro na operação e uma antena tocou a rede de alta tensão, ocasionando a morte imediata dos trabalhadores.

A eletrificação dos fios de internet provocou o incêndio que atingiu alguns barracos do acampamento.

Com a tragédia, até o momento estão confirmados 12 óbitos. Nove pessoas que estavam acampadas, atingidas pela descarga de energia e pelo incêndio e 03 trabalhadores da empresa de internet.

São muitos os feridos e ainda estamos em processo de reconhecimento de alguns corpos, que ainda pode elevar esse número.

O MST está em luta e em luto.

Neste momento de consternação, nos solidarizamos em especial com as famílias dos mártires da tragédia.

Todo apoio às famílias que seguem na permanência da luta pela terra e melhores condições dignas de vida no campo.

Lutar, Construir Reforma Agrária Popular!

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – Pará

O presidente Lula lamentou o acidente e se solidarizou com os familiares das vítimas, em nota divulgada pela Presidência da República:

“Meus sentimentos e solidariedade aos técnicos e aos acampados do Terra e Liberdade, em Paraupebas, no Pará, pelo acidente em uma linha de transmissão seguido de um incêndio no acampamento que deixou mortos e feridos. Estamos trabalhando para avançar na retomada da reforma agrária, com a identificação de terra públicas disponíveis, para, após anos de paralisação, dar oportunidade de trabalho e produção para famílias do campo”.

A ABI manifesta sua solidariedade e afeto a grande família que é o MST neste momento de muita tristeza!