A história oculta do futebol feminino no Brasil


02/06/2024


O ABI Esporte recebe nesta segunda-feira, 3, a historiadora Aira Bonfim para uma entrevista sobre o surgimento do futebol feminino no Brasil, com forte presença nos subúrbios do Rio de Janeiro, destacando a importância de reconhecer e celebrar as pioneiras que abriram caminho para as gerações atuais de jogadoras. Durante o período de 1941 a 1983, as mulheres brasileiras foram proibidas de jogar futebol devido a um decreto-lei de Getúlio Vargas, que alegava que a prática do esporte era incompatível com as condições biológicas das mulheres.

Aira Bonfim, que lançou recentemente o livro “Futebol Feminino no Brasil: entre festas, circos e subúrbios, uma história social (1915-1941)”, compartilha suas descobertas sobre a trajetória do futebol feminino no país. A obra reúne anos de pesquisa e documenta os desafios e resistências enfrentados pelas mulheres para praticar e popularizar o futebol em um ambiente predominantemente masculino.

O ABI Esporte vai ao ar, às segundas-feiras, às 19h30, pelo canal ABI TV no Youtube. Não perca essa oportunidade de se aprofundar na fascinante e muitas vezes ignorada história do futebol feminino no Brasil.

O ABI Esporte vai ao ar, às segundas-feiras, às 19h30, pelo canal ABI TV no Youtube. Apresentação: Jamile Barreto. Participação: Marcos Gomes. Produção: Silvia Serra. Não perca essa oportunidade de se aprofundar na fascinante e muitas vezes ignorada história do futebol feminino no Brasil.

Acesse o link: https://youtu.be/qexTTuu2FKk?si=PxdN0w1BmEqZlpcW