J. Carlos Assis lança livros na ABI


14/05/2024


Na próxima terça-feira (14), o jornalista J. Carlos de Assis lançará três livros na ABI: Os Sete Mandamentos do Jornalismo Investigativo, e os infanto-juvenis, Amazônia em Sonho e A Conferência das frutas.

J. Carlos considera que o livro Os setes mandamentos do Jornalismo Investigativo interessa tanto à velha guarda do jornalismo político e econômico brasileiro, como aos jovens jornalistas e formandos que queiram conhecer a trajetória de um profissional que, ainda sob a ditadura de 1964, contribuiu para a desmoralização do regime perante a opinião pública do país.

Para uma conversa sobre o Jornalismo Investigativo foram convidados os jornalistas Elenilce Bottari, Marcelo Auler e Jorge Antonio Barros, com a mediação do cineasta Sílvio Tendler.

O autor narra sete casos publicados e os meandros de sua investigação e publicação de crimes financeiros no jornal Folha de São Paulo, que abalaram os alicerces do regime autoritário. O único caso contestado pelo foi o da Capemi. O governo impetrou uma ação criminal contra o jornalista, logo derrubada na Justiça pelo recurso à “exceção da verdade”.

O objetivo da publicação do livro, segundo o autor, é o de orientar jovens jornalistas sobre o uso de um instrumento extremamente poderoso de defesa da verdade e da democracia: a liberdade de imprensa, mas que também contém riscos na sua utilização. Por isso toda reportagem tem que ser cercada por uma investigação rigorosa, que proteja autores e “investigados” contra a divulgação de notícias falsas. As atuais fake News.

A mesa redonda vai discutir as características, os limites e os riscos do jornalismo investigativo, assim como a sua contribuição para a sociedade.

E o autor aproveita para fazer um convite a todas e todos: “traga seus filhos/netos para o lançamento de dois livros direcionados ao público infanto-juvenil, A Amazônia em Sonho e A Conferência das Frutas. O primeiro, um poema rimado na métrica de Camões – ele nasceu há exatamente meio milênio, em 1524-, narra a viagem fantástica de uma menina de seis anos sobre as asas de uma Arara-vermelha, que vai lhe mostrando animais, peixes e aves da floresta. O segundo, também rimado, narra um debate vivo entre frutas brasileiras durante um café da manhã, além de outros contos e fábulas;

O encontro será no dia 14 próximo, a partir das 17h, na sede da ABI – rua Araújo Porto Alegre, 71, Centro.