2.a Semana Nacional de Jornalismo da ABI debate os 60 anos do golpe de 1964


31/03/2024


Para marcar os 60 anos do golpe civil-militar de 1964, a Associação Brasileira de Imprensa, em parceria com cinco universidades públicas do país, realiza a II Semana Nacional de Jornalismo ABI, de 1 a 5 de abril, em Juiz de Fora, Natal, São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro.

O evento 60 Anos do Golpe – 1964/2024, uma iniciativa da Comissão de Educação da
ABI, contará com a participação não só de jornalistas que viveram o golpe e lutaram contra a ditadura, como também de professores universitários, historiadores, pesquisadores e políticos de vários estados.

Com o objetivo de revisitar o marco inicial de um período de 21 anos de ditadura no Brasil, a II Semana Nacional de Jornalismo ABI quer levar aos jovens o testemunho pessoal, o relato profissional e o resultado de estudos científicos que se debruçam sobre um momento político que deve ser lembrado para que nunca mais se repita.

Programação


A abertura foi no dia 1º de abril, dia do golpe, das 10h às 13h, no Auditório das Pró-Reitorias da Universidade Federal de Juiz de Fora, com o apoio da Faculdade de Comunicação – Facom. Sob a mediação do jornalista Xico Teixeira, estavam presentes os debatedores Aníbal Pinho, Christina Musse, Ismar Zaghetto, José Luiz Ribeiro e Pedro Paulo Taucci.


No dia 2, das 15h às 18h, no Auditório 1 do Decom da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal, o Departamento de Comunicação da UFRGN sediará o debate entre Ceiça Fraga, Jana Sá, Juan Almeida e Marcos Guerra, com a mediação da professora de Comunicação Mônica Mourão.


Dia 3, das 9h às 12h, no Auditório Freitas Nobre, é a vez da Universidade de São Paulo. O Departamento de Jornalismo e Editoração – CJE da Escola de Comunicação e Artes da USP vai realizar o debate entre Alice Mitika, Luiz Antonio Dias, Maria Aparecida de Aquino e Tonico Ferreira, com mediação do jornalista Laurindo Leal Filho (Lalo).


Na quinta-feira, dia 4, das 10h às 13h, no Auditório 111 (11º andar) do Campus Maracanã da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, a Faculdade de Comunicação Social – FCS receberá os debatedores Chico Otávio, Denize Goulart, Gulnar Azevedo e Silva, Luiz Roberto Tenório e Rejane Nogueira, sob a mediação da jornalista Patrícia Miranda.


No dia 5, a programação se dividirá em dois turnos. Das 8h30 às 11h30, no Auditório Pompeu de Souza, a Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília – UnB sediará o debate entre Aylê-Selassié Quintão, Fernando Oliveira Paulino, João Vicente Goulart, Mariana Ferreira Lopes e Moacyr Oliveira Filho (Moa), com a mediação do jornalista Armando Rollemberg.


Na tarde do mesmo dia 5, no Auditório da ABI, serão realizadas duas mesas de encerramento da II Semana Nacional de Jornalismo ABI. Na primeira mesa, das 14h às 16h, estarão os debatedores Ana Arruda Callado, Bárbara Goulart, Fichel Davit Chargel, Ivan Cavalcanti Proença e Rafael Maull, com a mediação da jornalista Erika Werneck.
Na segunda mesa, das 16h30 às 18h30, será a vez dos debatedores Antonio Serra, Carlos Vainer, Daniel Aarão Reis, Octávio Costa, Milton Temer e Vladimir Palmeira, sob a mediação do jornalista e presidente da Comissão de Educação da ABI Vitor Iorio.
Todas as mesas de debates serão transmitidas ao vivo pelo canal ABI TV – YouTube